É inegável que vivemos hoje em Portugal uma crise na habitação, acompanhando uma tendência que se verifica em vários países europeus, sobretudo nos centros urbanos. Os preços não param de subir e a oferta, quer para compra quer para arrendamento, é insuficiente para dar resposta às necessidades. Todos concordam que esta é uma realidade, mas há várias divergências em relação às causas e soluções para resolver o problema.
Os autores do livro propõem uma análise "baseada em factos" sobre a realidade: "aquilo que se ouvia do problema da habitação, passava muito pelo controlo de preços e pela ideia de que os turistas são todos uns mauzões. Faltava uma análise mais aprofundada do setor, e não é preciso procurar muito para encontrar problemas que não tinham qualquer tipo de exposição", sublinha Filipa Osório.
Ao longo de 13 capítulos, o "Trancas à Porta" procura assim desconstruir muitas das razões apontadas, como o Alojamento Local, os Vistos Gold ou os nómadas digitais, mostrando que "têm um peso relativamente diminuto no aumento dos preços". Para os autores, a subida dos preços é explicada, em primeiro lugar, pela política seguida pelo Banco Central Europeu, com taxas de juro "anormalmente baixas", criando assim "um impulso inflacionista, uma espiral de vários anos, que fez subir muito os preços, não só em Portugal, mas em todos os países da União Europeia", diz André Pinção Lucas.
Também o mercado de arrendamento é alvo de análise, recorrendo a medidas de controlo de preços implementadas noutros países, como a Suécia, que são "ótimos maus exemplos", mostrando que a política de controlo de rendas "cria uma procura ainda maior e desincentiva a oferta, ou seja, não resolve o problema". Quanto às soluções, o livro aponta como caminho medidas que incentivem a construção nova e redução dos custos e do tempo de licenciamento. Também o Estado tem de "dar o exemplo com os edifícios devolutos".
Os autores propõem ainda olhar para o que se faz noutras grandes cidades para "ultrapassar um preconceito em relação à construção em altura, que é também uma forma de baixar os preços". Oiça este episódio do Expresso Imobiliário, conduzido por Rita Neves e com sonoplastia de João Martins e João Ribeiro.
Podcast semanal em que são abordadas as mais diversas temáticas relacionadas com o Imobiliário, um sector fundamental para a economia nacional. Da habitação ao investimento, passando pela arquitetura e construção, as jornalistas Maribela Freitas, do Expresso, e Rita Neves, da SIC, convidam especialistas para refletir sobre problemas, tendências e caminhos futuros desta área.