O preço médio de venda de um terreno agrícola, dependendo das suas características, pode oscilar entre os 35 mil a 60 mil euros por hectare. Alentejo, Algarve, Idanha-a-Nova, são algumas das localizações com produto disponível que é inferior à procura que se faz sentir.
Segundo Francisco Horta e Costa os terrenos agrícolas são “um ativo defensivo, resiliente e de longo prazo”. E quem compra em Portugal, fá-lo também, muitas vezes, na vizinha Espanha, já que “não se olha muito a fronteiras no que respeita a terra agrícola”, afirma.
Em anos anteriores as transações nesta área representaram menos de 10% do bolo do investimento imobiliário efetuado em Portugal. A expetativa de Francisco Horta e Costa é que no final do ano este número suba para valores entre os 20 a 30%.
Este vigésimo quarto episódio do Expresso Imobiliário foi conduzido por Maribela Freitas e contou com sonoplastia de Ana Marques e edição de João Ribeiro.
Podcast semanal em que são abordadas as mais diversas temáticas relacionadas com o Imobiliário, um sector fundamental para a economia nacional. Da habitação ao investimento, passando pela arquitetura e construção, as jornalistas Maribela Freitas, do Expresso, e Rita Neves, da SIC, convidam especialistas para refletir sobre problemas, tendências e caminhos futuros desta área.