Não há nada a fazer. Segundo uma notícia divulgada pela BBC, o mundo inteiro adora massas. Esta é a conclusão de um mega estudo encomendado à consultora canadiana GlobeScan, que percorreu 17 países e auscultou cerca de 16 mil pessoas.
A pesquisa (encomenda da Oxfam, ONG contra a pobreza) pretendia saber qual o alimento número em todo o globo e perceber os hábitos nutritivos comuns aos cinco continentes. A surpresa foi constatar que para além dos países europeus, como já se previa, o símbolo máximo da culinária italiana une culturas alimentares tão diversas como a África do Sul, a Guatemala ou mesmo as Filipinas.
Na lista da agência canadiana, segue-se a carne e depois arroz, pizza, frango, comida chinesa e mexicana. Outro dado que se revela é que os sabores orientais são cada vez mais populares e transversais a todas as classes e que o sushi, o prato típico japonês feito à base de peixe cru, é amplamente apreciado em países como a Rússia, Brasil, México, Estados Unidos e África do Sul. Também ficámos a saber que os australianos serão os mais gulosos do mundo, pois únicos que colocaram o chocolate no topo das suas preferências.