A inauguração destes seis novos espaços confirma uma tendência: aos poucos, o coração de Lisboa recupera uma tradição há muito abandonada. Depois de o largo do Camões, a Praça das Flores e o Príncipe Real terem ganho um "Refresco", e de outro quiosque ter renascido no Miradouro de São Pedro Alcântara após um período longo em recuperação, definitivamente os quiosques redondos vieram devolver a vida e a luz que faltavam a algumas zonas da cidade de Lisboa.
Na emblemática Avenida da Liberdade, que liga o Marquês de Pombal aos Restauradores, vão abrir cinco dos seis quiosques atribuídos pela Câmara Municipal de Lisboa o ano passado. À frente do projeto vencedor estão Maria Ribeiro e Castro e Bernardo Delgado. Empenhados em fazer da Avenida das marcas de luxo e dos restaurantes caros, um local acessível às várias carteiras e aos mais diversos paladares, os dois jovens unem o "Banana Café" - responsável pela exploração dos quiosques - a distintos nomes da restauração.
Assim, nos passeios da Avenida encontramos agora cinco, e num futuro próximo seis quiosques temáticos. Um deles venderá cachorros quentes, da Hot Dog Lovers, assim como tapas, vinhos e queijos regionais. Segue-se o quiosque pastelaria que, entre outras delicias, conta com a parceria do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo. No quiosque Maritaca encontramos os cozinhados do chefe Fausto Airoli. E porque o Verão está aí à porta e o calor começa apertar, as saladas, os wraps os sumos de fruta 100% naturais não foram esquecidos. Aliás, fast food saudável é o conceito de base do projecto "Banana Café" - que dá nome a dois destes quiosques.
A inauguração oficial, marcada para este fim de semana, vai contar com apresentações de música ao vivo, workshops e uma feira de antiguidades. Se a curiosidade estiver aguçada, a partir de sábado já pode conhecer os novos quiosques. Abertos de segunda à quarta das 9h00 às 23h00 e até às 2h00 de quinta a domingo.