Exclusivo

Opinião

O simplismo da História. Os iconoclastas

Por isso é de apoiar com todas as forças o derrube não só desse Churchill e desse Padre António Vieira como, sobretudo, a de Voltaire em Paris, que ficou pintada de vermelho porque ele beneficiou do tráfico negreiro. Basta, aliás, ver que ele foi amigo do peito de Benjamin Franklin, que, sendo um bandido, se tornou importante na independência americana, só para disfarçar

Lembremos os grandes tribunos e escritores. Balzac dizia que por trás de uma fortuna existe sempre um crime. Proudhon afirmava que toda a propriedade é um roubo. Um e outro tinham origens humildes, mas não tanto que os impedisse de ler e escrever, algo que no séc. XIX, em França, não era para todos.

Se a ambos juntarmos Karl Marx, de origens menos humildes e que manteve sérias discussões com Proudhon, já temos o eixo franco-alemão da esquerda continental europeia. Para Marx, a contradição entre a propriedade privada e a produção industrial coletiva geraria uma revolução. Além disso, o lucro não era mais do que a parte roubada pelos patrões aos trabalhadores.