Exclusivo

Opinião

VIII - Direito por linhas tortas

Pegando no “Compêndio de Trigonometria” de Jorge Calado, este texto procura demonstrar, e mais ou menos consegue, que a reta, nas atuais circunstâncias, não é a distância mais curta entre dois pontos

O “nosso” (do Expresso) Jorge Calado é a simpatia em pessoa. Professor Emérito do Instituto Superior Técnico, autoridade mundial na crítica de ópera e em fotografia, entre outras altas qualificações no seu extenso currículo, publicou em 1955 “Compêndio de Trigonometria”, aprovado oficialmente como livro único no Diário do Governo II série, nº 116 de 16 de maio desse ano. Escreve ele a págs. 95 “Teorema: toda a corda de um arco de circunferência é igual ao subproduto do seno do ângulo subduplo pelo diâmetro da circunferência”. Na pág. 213 enuncia e demonstra outro teorema, o de Neper: “num triângulo, a soma de dois lados está para a sua diferença assim como a tangente da semissoma dos ângulos opostos está para a tangente da semidiferença dos mesmos ângulos.”

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.