Exclusivo

Trabalho

Semana de quatro dias no SNS? "Seria uma experiência arrojada, mas muito relevante", dizem coordenadores do projeto-piloto nacional

Pedro Gomes e Rita Fontinha, coordenadores do projeto-piloto da Semana de Quatro Dias em Portugal, defendem a condução de uma experiência de redução do tempo de trabalho no Serviço Nacional de Saúde

SNS tem 904 vagas nos centros de saúde e 1256 nos hospitais para especialistas
António Pedro Ferreira

A dupla de investigadores que durante seis meses dinamizou em Portugal a experiência piloto da semana de quatro dias, Pedro Gomes e Rita Fontinha, defende que é preciso continuar a testar o modelo de redução da semana de trabalho em diversos sectores e dimensões empresariais, até que este possa ganhar força de Lei.

Segundo Pedro Gomes, coordenador do projeto-piloto e professor de Economia em Birkbeck, na Universidade de Londres, um dos sectores que beneficiariam do modelo é o da saúde, defendendo que seja realizada uma experiência no SNS (Serviço Nacional de Saúde), por exemplo, num hospital.

O coordenador falava aos deputados dos diferentes grupos parlamentares, esta quinta-feira, na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, onde apresentou as conclusões do estudo conduzido em Portugal.