Exclusivo

Trabalho

Nestas empresas há vagas para quem quer fazer um doutoramento com aplicação prática

Associação Business Roundtable lança programa de doutoramentos empresariais para atrair doutorados para as empresas e potenciar a inovação. A EDP, o grupo José de Mello, CTT, Outsystems, Bial e Simoldes são algumas das empresas à procura de doutorandos

D.R.

Entre 2015 e 2020, o número de doutorados a residir em Portugal aumentou 20% para 37.113, indicam os dados do Inquérito aos Doutorados, que a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência divulgou em 2021, e que permanecem os mais recentes. Em cinco anos, o número de doutorados empregados no sector privado aumentou 38% no país. Mas só 8% do total de doutorados a residir em Portugal estavam nas empresas, muito abaixo dos quase 40% apurados na média dos países da União Europeia.

A necessidade de aproximar e fortalecer a colaboração entre as grandes empresas nacionais, os doutorandos e a academia, como caminho para alavancar o crescimento económico e a competitividade das empresas levou a Associação Business Roundtable Portugal (BRP) a criar o programa Doutoramentos Empresariais. O programa oferece aos alunos a oportunidade de desenvolverem investigação em ambiente empresarial real, respondendo a desafios concretos de empresas como a EDP, CTT, grupo José de Mello, Bial, Outsystems, Simoldes ou outras, com a possibilidade de manterem um vínculo laboral após a conclusão da investigação. As candidaturas decorrem até 18 de abril.