Energia

Preços dos combustíveis estáveis na próxima semana

A partir de segunda-feira, o preço médio do litro de gasóleo em Portugal deverá manter-se nos 1,564 euros por litro e o da gasolina nos 1,71 euros por litro, segundo estimativas divulgadas pelo ACP

Depois das subidas e descidas das últimas semanas, na próxima segunda-feira o preço da gasolina e do gasóleo deverá manter-se estável nos postos de combustíveis do norte ao sul do país, revela o Automóvel Club de Portugal (ACP), citando fontes do sector.

De acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasóleo em Portugal esta sexta-feira nos 1,564 euros por litro, enquanto o do gasolina valia 1,71 euros por litro. Valores que, caso se confirmem as previsões para a próxima semana citadas pelo ACP, não vão mexer.

Por seu turno, o Jornal de Negócios avança, citando fontes do sector, que o preço do gasóleo poderá descer meio cêntimo por litro, enquanto o da gasolina poderá subir também meio cêntimo.

Por seu lado, o boletim diário da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), dá conta esta sexta-feira de um preço de venda ao público (obtido no Balcão único de Energia, com base nos preços de pórtico anunciados pelos comercializadores) de 1,755 euros por litro na gasolina e de 1,625 euros por litro no gasóleo.

Estes preços estão ambos acima do valor de referência calculado pela ENSE: 1,488 euros por litro e 1,398 euros por litro, respetivamente. Destes valores, as maiores fatias dizem respeito ao ISP, IVA e outros impostos.

De acordo com o ACP, as estimativas apresentadas têm por base a assunção da manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços. As medidas em vigor incluem a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e a compensação da receita adicional do IVA.

Estas previsões têm também em conta a evolução das cotações do petróleo e dos produtos refinados. Na manhã desta sexta-feira, a cotação do barril de petróleo Brent - que serve de referência para a Europa - estava a subir 0,74% para os 66,86 dólares.