A EDP Renováveis acordou a venda de uma carteira de ativos com quatro centrais solares em Espanha, por cerca de 80 milhões de euros, informou a empresa liderada por Miguel Stilwell de Andrade em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sem revelar quem foi o comprador.
Em causa está uma central solar já em operação há cerca de um ano e meio em Aragão e três centrais fotovoltaicas na Andaluzia, que entraram em operação em novembro último. No seu conjunto têm uma potência de 82 megawatts (MW) e beneficiam de contratos de fornecimento de energia válidos por 15 anos.
No comunicado à CMVM a EDP Renováveis sublinha que esta transação faz parte do plano para entre 2024 e 2026 alienar ativos no montante de 6 mil milhões de euros, permitindo “acelerar a criação de valor enquanto recicla capital para reinvestir em crescimento rentável”.
Espanha é atualmente o segundo maior mercado da EDP Renováveis, com uma capacidade instalada de 2049 MW, apenas atrás da operação nos Estados Unidos da América, com 7466 MW. Em Portugal a empresa de energias limpas tem uma potência operacional de 1413 MW.
Globalmente a EDP Renováveis operava em setembro 16.827 MW, dos quais a maior parte, 74%, eram relativos a parques eólicos em terra, 1% a parques eólicos no mar, 19% a centrais solares de grande escala e 5% a capacidade fotovoltaica descentralizada.