Boa Cama Boa Mesa

"Paródia Culinária, à mesa de Bordalo" inspira jantar único no evento O Mundo do Vinho, em Coimbra

A oitava edição da iniciativa "O Mundo do Vinho" vai decorrer em diferentes locais da Região de Coimbra, entre os dias 15 e 29 de outubro. A programação do evento conta com cinema, visita e prova de vinhos da subregião Terras de Sicó, exposições, conversas, showcooking e um jantar inspirado na obra "Paródia Culinária, à mesa de Bordalo"

Livro "Paródia Culinária à mesa de Bordalo"
Museu Bordalo Pinheiro

A oitava edição da iniciativa O Mundo do Vinho vai decorrer em diferentes locais da Região de Coimbra, entre os dias 15 e 29 de outubro, com uma programação diversificada, que inclui sessões de cinema, provas de vinhos, visita à subregião Terras de Sicó, diversos eventos gastronómicos, com destaque para o jantar inspirado no livro “Paródia Culinária, à mesa de Bordalo”.

O evento, "a pretexto do vinho, tem uma oferta cultural diversificada", que vai passar por distintos equipamentos de Coimbra, explicou, na sessão de apresentação da edição, a autora do projeto, produzido pela associação Cultura e Risco, Margarida Mendes Silva.

Um dos objetivos da iniciativa O Mundo do Vinho é levar os cidadãos a "lugares menos conhecidos e frequentados", sendo que este ano quatro novos locais acolhem o certame -- a Galeria de Arte [Casa da Mutualidade - A Previdência Portuguesa], a Imprensa da Universidade de Coimbra (UC), o Semente Atelier (no Seminário Maior de Coimbra) e a Casa Costa Lobo.

Caldo entornado, Escamado e Desaguisado

Açorda de bacalhau e camarão no restaurante Cordel, em Coimbra
DR

A programação de 2025 tem como figura de destaque o artista Rafael Bordalo Pinheiro, uma personalidade "crítica, mordaz, inventiva e genial", com obras da cerâmica às caricaturas. Para evocar a figura do artista, no ano em que se assinalam "120 anos do seu desaparecimento", o evento O Mundo do Vinho vai realizar um jantar vínico, a 25 de outubro, no restaurante Cordel, no centro de Coimbra

Neste que será “um momento de excelência” da programação, o chef Paulo Queirós vai preparar uma “ementa divertida” inspirada no livro “Paródia Culinária, à mesa de Bordalo”: Caldo entornado (Castanhas, couves, cebolas e enchidos), Escamado (Açorda de bacalhau com “chapéu de palha”); Desaguisado (Galinha albardada com arroz de carqueja) e Parlamento dos doces (fruta, pudim de ovos, sorvete). Este jantar único vai contar com vinho da região de Lisboa, do produtor Espera., de Alcobaça, de produção natural. O jantar custa €45 e obriga a inscrição prévia.

O primeiro momento a assinalar Bordalo Pinheiro é uma conversa sobre gastronomia e crítica social, a 24 de outubro, na Casa Museu Bissaya Barreto, onde acontecerá a apresentação do livro "Rafael de faca e garfo", de Ana Marques Pereira.

Visita à Aldeia Vinhateira de Podentes

Vinhas na subregião Terras de Sicó
DR

A programação do evento O Mundo do Vinho começa e encerra com um ciclo de cinema, com a apresentação de três filmes, seguidos de um momento de degustação, em que os alunos de gastronomia da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) vão preparar várias receitas inspiradas no filme exibido.

A coprodução franco-vietnamita "O Sabor de viver" marca o arranque das atividades, no dia 15, seguido do filme iraniano "O meu bolo favorito", no dia 22, e da produção franco-marroquina "Adam", a 29 de outubro.

Incluída no leque de atividades, a exposição "Carlos Cabral: Rótulos de Vinho do Porto", vai estar patente entre os dias 16 de outubro e 7 de novembro, na Galeria de Arte da Previdência Portuguesa, espaço que também acolhe um showcooking com Vinho do Porto, no dia 23 de outubro. "O vinho vai ser o fio condutor da sessão de leitura de prosa poética", no dia 19, na Casa Costa Lobo, com participação especial da gelataria Così e a apresentação de um gelado original, confecionado com vinho, pelo gelateiro Pedro Baptista.

Já a Imprensa da UC será palco de uma iniciativa de degustação e ação formativa de vinhos Terras de Sicó e do queijo do Rabaçal, no dia 17, enquanto o Semente Atelier recebe a conversa "Em busca do pão perdido" (dia 18). A programação vai ainda promover, no dia 26, um passeio, que inclui almoço com produtos endógenos, à região de Sicó, destacando-se visitas à aldeia vinhateira de Podentes, a uma adega, e ao Museu Portugal Romano de Sicó, em Condeixa-a-Nova.

A oitava edição do evento O Mundo do Vinho é dedicada a Maria Regina Pinho, membro fundador da Cultura e Risco, falecida em julho de 2025. A programação e os contactos para cada uma das atividades, algumas das quais pagas, podem ser encontradas na página da Vinho e Arte.

Apresentação do evento "O Mundo dos Vinhos", em Coimbra
DR

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram