Boa Cama Boa Mesa

Em Ponte de Lima, este é o melhor alojamento vínico da região do Porto, Douro e Vinhos Verdes

Quinta do Ameal, do grupo Esporão, foi distinguido como melhor alojamento nos prémios Best Of Wine Tourism 2026. Na região do Porto, Douro e Vinhos Verdes, uma das Great Capitals of the World, foram também galardoados Ventozelo Hotel & Quinta,o projeto Quanta Terra e o restaurante Pedro Lemos

Quinta do Ameal

“A Casa Grande fica no centro da quinta, entre a piscina e as vinhas. Tem três suítes independentes e totalmente equipadas, com cozinha e sala em open space, e uma cozinha e sala comum a todos os hóspedes, onde se pode relaxar ou saborear refeições; mais afastada fica a Casa da Vinha, uma moradia familiar com duas suítes e um alpendre com barbecue, convidativo em dias quentes. Explore os jardins e termine o passeio com uma prova de vinhos da casta Loureiro, com chancela do Esporão. O pequeno-almoço é servido numa cesta deixada à porta das habitações”. Assim se descreve a Quinta do Ameal, propriedade do Grupo Esporão, nas páginas do Guia Boa Cama Boa Mesa 2025.

O projeto de enoturismo, que alia o alojamento a experiências de visita e prova, venceu a categoria “Alojamento” nos prémios Best Of Wine Tourism 2026 de uma das Great Wine Capitals que une as regiões do Porto, Douro e Vinhos Verdes. A Quinta do Ameal (Tel. 933560013) está localizada, em Refoios do Lima, no concelho minhoto de Ponte de Lima.

Ventozelo Hotel & Quinta - Entre os abundantes vinhedos de uma das maiores quintas do Douro encaixa-se esta piscina inspiradora, envolvida por socalcos que prolongam a vista até ao rio.

Entre os vencedores, eleitos pela rede internacional Great Wine Capitals que distingue anualmente os melhores projetos de enoturismo em diversas categorias, estão também o Ventozelo Hotel & Quinta, em Ervedosa do Douro, pelas “Práticas sustentáveis em enoturismo”. O alojamento conquistou Chave de Prata no Guia Boa Cama Boa Mesa 2025. O restaurante Pedro Lemos, localziado no Porto, foi destacado pelas “Experiências gastronómicas”. Recorde-se que o restaurante recebeu um Garfo de Ouro e Pedro Lemos foi distinguido como Chef do Ano 2025.

Na categoria “Arte e cultura”, o projeto Quanta Terra, instalado em Favaios, no concelho de Alijó, levou para casa a distinção pelo terceiro ano consecutivo.

Os prémios foram conhecidos esta quarta-feira no Forte de São João Batista durante uma cerimónia promovida pela Câmara Municipal do Porto no âmbito da rede internacional Great Wine Capitals que distinguiu estes projetos no âmbito regional, abrangendo Porto, Douro e Vinhos Verdes.

Um concurso com um júri internacional vai ainda eleger, de 2 a 6 de novembro, um vencedor global entre os galardoados de cada cidade e região.

Conheça todos os vencedores e menções honrosas:

Restaurante Pedro Lemos
bmferreira

Alojamento – Quinta do Ameal, em Ponte de Lima (menção honrosa para Quinta da Vacaria e Quinta de São Luiz, ambos no Douro)

Arquitetura e Paisagem – Casa do Santo Wine & Tourism, em Provesende, Sabrosa (menção honrosa para a Adega HO, na Cumieira, Santa Marta de Penaguião)

Arte & Cultura – Quanta Terra Douro, em Favaios (menção honrosa para a Quinta da Aveleda, em Penafiel)

Experiências Gastronómicas – Pedro Lemos, no Porto (menção honrosa para a Quinta do Crasto, em Sabrosa)

Experiências Inovadoras em Enoturismo – Vesúvio & Bomfim Experience (menção honrosa para a Quinta da Casa Amarela, em Lamego, e para a Marma Slow, sedeada no Porto)

Práticas Sustentáveis em Enoturismo – Ventozelo Hotel & Quinta, em Ervedosa do Douro (menção honrosa para a Quinta do Seixo, em Valença do Douro)

Serviços de Enoturismo – Quinta da Torre, Anselmo Mendes, em Monção (menção honrosa para a Quinta de Santa Cristina, em Celorico de Basto.

A Great Wine Capitals, é uma rede formada por onze cidades e regiões vinícolas reconhecidas internacionalmente que partilham um património económico e cultural. Além do Porto (Portugal), contempla Adelaide (Austrália), Bilbão-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), São Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaiso-Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram