A Voz de Trás-os-Montes

IVDP aperta a vigilância ao tráfego ilegal de uvas e mosto

José Manuel Cardoso

Para controlar o tráfego de uvas e mosto durante esta vindima, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, IVDP, está a pôr em prática um plano que visa combater qualquer eventual irregularidade nesta área. Os locais que vão requerer especial atenção são as fronteiras da Região Demarcada do Douro, RDD, com as regiões vizinhas dos vinhos Verdes e do Dão.

De uma forma cirúrgica mas eficaz, o IVDP tem em permanente vigilância brigadas espalhadas pela região com o intuito de manter a normalidade em todo o processo de autenticidade e transformação das uvas na RDD.

Antes desta ação, o presidente do IVDP, Manuel Cabral, já tinha reunido com os responsáveis das Comissões de Vitivinicultura das regiões do Dão e dos vinhos Verdes, para delinear estratégias de vigilância. "Neste momento, além das brigadas de fiscalização deste organismo, estão a trabalhar em articulação connosco a GNR e a ASAE. Temos fiscais a circular na região do Douro em viaturas descaracterizadas numa vigilância durante 24 horas", realçou.

O problema de circulação de mostos (embora permitidos para determinados tipos de vinho de mesa só aprovados pelo IVV) e de uvas sempre foi uma matéria que durante esta altura da vindima mobilizou atenção especial dos organismos fiscalizadores. Neste âmbito, os próprios centros de vinificação são alvo de visitas por parte do IVDP. Segundo Manuel Cabral, já houve casos de ilegalidades com o transporte de uvas que já foram identificados, mas que serão quantificados oficialmente num balanço posterior à vindima.

Com esta ação, o IVDP pretende garantir que o vinho do Porto e os vinhos de Denominação de Origem Controlada, e Indicação Geográfica Protegida da Região Demarcada do Douro, mantenham toda a sua genuinidade e identidade com a sua zona de origem.

Quanto às áreas mais vigiadas, no que concerne aos limites da RDD, prendem-se com os concelhos de Lamego, Resende, Vila Real, Vila Nova de Foz Coa, Meda, Mesão Frio, Murça e Resende.