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“Era importante dar um passo atrás em relação aos exames digitais no 9º ano”, defende Associação de Professores de Informática

As provas finais do ensino básico a Matemática e Português devem realizar-se no final do ano letivo apenas em computador. Diretores e professores têm chamado a atenção para a falta de equipamentos operacionais e de rede de Internet nas escolas. A presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, Fernanda Ledesma, dá-lhes razão e considera que seria mais prudente o adiamento por um ano do fim dos exames em papel e caneta no 9º ano

As provas de aferição em formato digital estrearam-se no ano letivo de 2022/23
RUI DUARTE SILVA

Diretores e professores têm dito que pode não haver condições para avançar com os exames do 9º ano em formato digital em pé de igualdade para todos os alunos porque há milhares de computadores avariados e problemas de rede de Internet nas escolas. Estas preocupações fazem sentido?

Fazem todo o sentido. Muitos dos equipamentos fornecidos aos alunos, sobretudo os que vieram nos primeiros lotes, eram muito frágeis e avariam com facilidade. Neste momento, as escolas têm centenas de computadores avariados nas prateleiras. O anúncio desta semana de que há uma verba de 6,5 milhões de euros para a compra de computadores novos não resolve o problema, porque, segundo a informação que foi passada aos diretores, só podem ser usados para substituir os que já não possíveis de ser reparados ou que se extraviaram.