Sociedade

Sites dos municípios da região de Setúbal estão em baixo

Plataforma da Associação de Municípios da Região de Setúbal está com "intermitências" no acesso. Sites de municípios do Montijo, Sesimbra e Alcochete também não estão acessíveis

Foto: Getty Images

O site da Câmara Municipal de Setúbal encontra-se inoperacional desde, pelo menos, a tarde desta sexta-feira. O município diz estar a acompanhar o incidente, mas não avança qualquer razão ou pista para o facto de o endereço se encontrar em baixo. Não há dados sobre o início da inoperacionalidade.

Além do endereço da Câmara setubalense, também os sites das Câmaras de Sesimbra, Alcochete, Palmela e Montijo estão inoperacionais.

Segundo apurado pelo Expresso junto dos serviços institucionais camarários, o site de vários municípios do distrito estão alojados numa plataforma conhecida por Setúbal Península Digital, que é gerida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, tem havido “dificuldades e intermitências” no acesso à plataforma que a associação disponibiliza para os diferentes sites dos municípios.

Eventualmente por estar alojado na mesma plataforma, o site da AMRS também se encontra inoperacional.

Os serviços da Câmara Municipal de Setúbal reiteram que não há indícios de ciberataque. O gabinete da Câmara setubalense não põe de parte um crescendo de visitas registado esta sexta-feira na sequência do polémico atendimento a refugiados ucranianos, mas refere que não é conhecida a causa para as falhas registadas no endereço de Internet.

De acordo com notícia avançada pelo semanário Expresso desta sexta-feira, a Câmara Municipal de Setúbal terá contratado técnicos de origem russa para a recolha de dados de famílias refugiadas da guerra na Ucrânia. Dessa recolha resultou a cópia de bilhetes de identidade e passaportes de refugiados, bem como perguntas sobre a localização de familiares na frente de combate, que levantou a suspeita para uma potencial ilegalidade e um pedido de averiguação da Câmara para o Ministério da Administração Interna.