A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, vai voltar a estar encerrada durante este fim de semana, como já tinha acontecido no último. O sector encerra já esta sexta-feira, 25 de outubro, assim se mantendo até à próxima segunda-feira, dia 28, pelas 8h30, quando chegarem os primeiros pediatras da escala semanal.
O comunicado enviado ao Expresso pelo HGO diz que, “apesar dos esforços realizados, a solução de assegurar as escalas de urgência de pediatria ao fim de semana com o apoio da União das Misericórdias Portuguesas não se concretizou até à data”. Por causa do fecho, quem necessitar de recorrer à urgência pediátrica durante o final desta sexta e todo o fim de semana deve recorrer às unidades respetivas do Hospital de Santa Maria ou do Hospital D. Estefânia, em Lisboa.
Tal como também já tinha acontecido em encerramentos anteriores, a instituição articulou-se com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal “para garantir o alargamento de outras respostas de Saúde neste período”. Assim, prossegue o comunicado, “haverá o reforço do Atendimento Complementar nos Centros de Saúde Rainha D. Leonor (Almada) e Amora (Seixal), com médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar do próprio ACES, que estarão abertos entre as 10h e as 17h de sábado e domingo, para atender todos os utentes que, no âmbito pediátrico, necessitem de observação, em situações agudas mas não emergentes”
No passado fim de semana, estes mesmos centros de saúde receberam 71 crianças em Atendimento Complementar, conta o HGO, acrescentando que a formação de novos especialistas, “cerca de 20 no total nacional”, está prevista para o próximo mês. O comunicado terminado dizendo que o hospital espera que essa formação “possa permitir fixar novos pediatras no HGO”.
A falta de pediatras está também a obrigar o HGO a fechar a Urgência durante a noite — aconteceu no início da semana e até ao final do mês há mais quatro dias sem escalas completas — e o problema deverá manter-se. Administradores do hospital e tutela apressaram-se a anunciar a abertura imediata de vagas mas não há quem queira ir (leia mais AQUI).