Felicidade? Esse é um tema de investigação que talvez possamos levar pouco ou nada a sério. Mas não será afinal o mais importante nas nossas vidas? É comum ouvirmos amigos ou familiares a garantirem-nos que só querem ser felizes. E será quase unânime lembrar que a felicidade é um objetivo humano que tem ultrapassado fronteiras e gerações. Mas poderá a felicidade ser estudada de forma científica? Sim, e o psiquiatra Robert Waldinger explicou os métodos que têm sido usados no Harvard Study of Adult Development [Estudo de Harvard sobre Desenvolvimento Humano], há 10 anos, numa TED Talk, que é uma das mais vistas de sempre, com mais de 40 milhões de visionamentos na internet.
Exclusivo
“Os bons relacionamentos são aqueles onde permitimos que o outro mude. Casei com a minha mulher há 39 anos e já não somos as mesmas pessoas”
Robert Waldinger é uma estrela mundial da psiquiatria e dirige desde 2003 o Harvard Study of Adult Development, o mais longo estudo científico do mundo sobre felicidade. A investigação começou em 1938, nos Estados Unidos, e a recolha de dados só agora está a terminar