Exclusivo

Política

Estudo pós-eleitoral Expresso-SIC: nunca tantos portugueses decidiram o voto no dia da eleição

Estudo do ISCTE-ICS para o Expresso e para a SIC mostra recorde de decisão na última hora. Há 6% de eleitores PS arrependidos, mas são mais os que mudariam de voto, se pudessem, no PSD e BE

Nos últimos 20 anos, desde que há registo de estudos pós-eleitorais, nunca os portugueses guardaram tanto para o último dia a sua decisão quanto ao sentido de voto: foram 14% nestas últimas eleições, um valor que ganha peso se comparado com as anteriores legislativas. Até agora, o recorde tinha sido registado em 2005, quando 8% decidiram à última hora em quem votar, e desde então que a percentagem vinha a descer: foi de 3% em 2011 e de 5% em 2015.

Estes são dados do estudo feito pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) para o Expresso e SIC e que tem por base uma sondagem cujo trabalho de campo decorreu entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março de 2022 — com trabalho de campo realizado pela GfK Metris.