Liberdade para Pensar

1985: a “chapelada” de Jardim que elegeu o “Sr. Silva” e a nostalgia do Bloco Central

Alberto João Jardim e João Soares vieram ao Liberdade para Pensar falar de 1985, quando Cavaco Silva chegou a líder do PSD, Mário Soares protagonizou a adesão de Portugal à CEE, o PRD nasceu a partir do Palácio de Belém e o Bloco Central morreu. Ouça o episódio conduzido por Ângela Silva

NUNO FOX

Jardim assume que forjou "três ou quatro assinaturas" para que a rodagem do Citroen de Cavaco até à ao Congresso da Figueira da Foz lhe abrisse a porta a mais de 30 anos no poder. E João Soares lembra como nem Eanes nem Cavaco foram entusiastas assumidos da entrada do país na Europa.

NUNO FOX

Por falar de Europa, João Soares não acredita que António Costa troque o atual Governo pela Europa. E Jardim espera que ele não vá, porque "não é um estadista". O ex-líder do PSD/Madeira também aponta o dedo ao seu partido - "as extremas direitas vêm da ausência de líderes carismáticos". E partilha com João Soares uma certa nostalgia do Bloco Central - "Talvez o país hoje fosse muito diferente se o PS e o PSD se tivessem entendido nas alturas certas".

Em 1985, Michkail Gorbachev chegou a líder na URSS. Cristiano Ronaldo nasceu na Madeira. O salário mínimo em Portugal subiu para 19 mil escudos (95 euros). E o país, 10 anos após o PREC, entrou no clube das democracias ocidentais.

Mário Henriques

50 anos de História: o que se tira das manchetes do Expresso para o debate que importa fazer hoje? Todas as semanas, ao longo de 2023, Ângela Silva, Cristina Figueiredo e Paulo Baldaia partem ano a ano com convidados especiais: políticos, economistas, artistas, figuras que marcam a sociedade portuguesa. Ao todo, 50 debates sobre 50 anos de Portugal. Sem dogmas, para pensar o mundo. Todas as sextas-feiras, com Liberdade para Pensar.