Exclusivo

Luis Pedro Nunes

O outsourcing da humilhação

Para controlar os humanos vamos ceder o poder do vexame público aos bots

A ver pelo que está a acontecer, a “humilhação pública” de quem não se comporta dentro das regras básicas da civilidade vai ser um dos grandes petiscos da Inteligência Artificial (IA): controle, seguido de castigo. Acredito que haja quem ache isto muito bom, tendo em conta a onda de conservadorismo que varre o mundo ocidental, com a cedência de “algumas liberdades” por segurança. Mas basta ver o que se está a passar nos aviões, em que o laxismo das companhias aéreas low cost levou a um “novo normal”, no qual serão introduzidos em breve mecanismos de controle sofisticados, sem participação humana. Ora, nem parece meu, estar a iniciar uma crónica sem uma historieta para enquadrar. Cá vai ela. Há questão de meio ano surgiu uma conta de Instagram que fez furor global. A administradora da conta, uma antiga hospedeira de bordo, apareceu em programas de TV por todo o mundo anglo-saxónico. A conta chama-se “Passanger Shaming” e tinha como objetivo mostrar passageiros de aviões em comportamentos indignos. Um must.

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