Europa

Eleições presidenciais na Polónia: candidato pró-europeu vence rival populista por pequena margem na primeira volta

O candidato pró-europeu e autarca de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, terá de enfrentar o conservador e historiador Karol Nawrocki na segunda volta das presidenciais da Polónia, a 1 de junho

Rafal Trzaskowski, autarca de Varsóvia e candidato a presidente da Polónia.
Piotr Polak

Tudo indica que o autarca liberal de Varsóvia, Rafał Trzaskowski, venceu por uma pequena margem a primeira volta das eleições presidenciais da Polónia, este domingo, contra o rival de direita, Karol Nawrocki.

Os dois candidatos preparam-se para uma campanha renhida na segunda volta, que se vai disputar a 1 de junho.

Trzaskowski, que faz parte do partido Plataforma Cívica, do primeiro-ministro Donald Tusk, obteve 30,8% dos votos, enquanto Nawrocki, apoiado pelo partido populista de direita Lei e Justiça (PiS), obteve 29,1%, de acordo com uma sondagem à boca da urna, citada pelo jornal Politico.

O vencedor vai suceder ao conservador Andrzej Duda, que atingiu o limite de mandatos.

As pesquisas realizadas pelo instituto Ipsos para a Polsat, TVN e TVP revelam que nenhum dos 13 candidatos recebeu mais de 50% dos votos, sendo necessária uma segunda volta, que vai agora ser influenciada pelo sentido de voto dos derrotados.

As projeções preveem que o terceiro colocado será Slawomir Mentzen, candidato da Confederação (extrema-direita), com 15,4% dos votos.

O polémico candidato de ultradireita Grzegorz Braun, que acumula sucessivas acusações de antissemitismo, deverá conseguir 6,2% e o candidato de esquerda Adrian Zandberg, do partido Juntos, 5,2%.

Nenhum outro candidato ultrapassou os 5% das votações.