“Por a Áustria ter focos de conservadorismo muito profundo e pelo facto de, ao contrário da Alemanha, não se ter realmente confrontado com o seu passado nazi, o FPO existe há décadas, participando em alguns gabinetes federais e em vários governos estaduais.” Maciej Kisilowski, professor de direito e estratégia na Central European University, não o diz de ânimo leve. Após a ascensão ao poder de Adolf Hitler na Alemanha, em 1933, a ideologia nazi começou a espalhar-se na Áustria, impulsionada pelo sonho de criar um “Grande Império Alemão”. A Áustria, que era então um Estado independente, foi anexada pela Alemanha nazi em 1938, tornando-se uma província do Reich.
Exclusivo
Desde as origens nazis, o FPO só teve de esperar pelo poder na Áustria: “A característica única é o quão integrado está no sistema”
Formado em 1956, o Partido da Liberdade (FPO) é um dos partidos de extrema-direita mais antigos da Europa e já esteve no Governo anteriormente. Nunca tinha, no entanto, conseguido tamanha vitória, e está muito perto do poder. Como se reinventou então a força política criado por um antigo SS?