Carro do Ano

Renault 5: O renascer de uma lenda

Candidato nas classes de Elétrico do Ano, Citadino do Ano e Design do Ano

Renault 5

Em 1972, o Renault 5 representou uma pequena revolução. Não pela mecânica: motor longitudinal em vez de transversal, barras de torção transversais atrás. E até reutilizava elementos do Renault 4, desde a plataforma aos vidros laterais de correr e, nos primeiros modelos, a alavanca de velocidades tipo bengala. A porta traseira era integral e a mala acomodava o conteúdo de um carrinho de supermercado. Tinha um aspeto divertido: para-choques integrais em plástico, grelha evocando uma boca sorridente e grandes superfícies
vidradas. E tudo isto em 3,25 m de carro.
Passados mais de 50 anos, está de volta. Se o projeto original se identificava de alguma
forma com a França saída do Maio de 68, o novo R5 aponta aos valores ecológicos dos nossos tempos e pretende conciliar a eletrificação com aquilo que fez o sucesso da indústria, ou seja a democratização do automóvel.

Renasceu mais comprido e largo

Ao contrário dos pecadores bíblicos a quem se devia perdoar por não saberem o que faziam, os projetistas da Renault sabiam o que estavam a desenhar: o novo carro é logo
reconhecível como um Renault 5, mais comprido e largo.
Onde havia um respiradouro no capô, agora há um indicador externo de carga de bateria. Traz bloqueio em marcha-atrás caso se aproxime um veículo, o mesmo sucedendo com a
abertura das portas se houver um obstáculo nas imediações. A caixa (automática) tem uma posição de máxima redução e recuperação de energia para os declives.

RENAULT 5 E-TECH 100% ELÉTRICO

Forma Hatchback, 5 portas e 5 lugares
Preço-base €26.829
PVP Desde €33.000
Motor elétrico síncrono, bateria iões de lítio, 52 kWh
Potência 150 cv
Binário 245 Nm
Caixa de velocidades automática
Velocidade máxima 150 km/h
Aceleração 8 (0-100 km/h em seg.)
Bagageira 326 l
Comprimento/largura/altura
3,61/1,60/1,49 m
Autonomia combinada 410 km (WLTP)
Consumo combinado 15,0 kWh/100 km
Carregamento 3h13 (corrente alterna, 11 kW); meia hora até 80% (corrente contínua, 100 kW)