Ainda bem que continua a haver carros destes: simples, acessíveis, fáceis de guiar e resolvendo as necessidades básicas de deslocação, seja no dia-a-dia, seja em pequenas ou médias viagens. Não haja
ambiguidades: o Kia Picanto que já vai na sua quarta geração, é um citadino. Tem quatro portas e 390 litros de mala, mas não é o carro que recomendaria para uma viagem de 1000 km com a lotação máxima. Feita esta ressalva, o Picanto está aí para as curvas, bem
como para as retas, os declives e tudo o mais que lhe apareça pela frente. Com duas pessoas a bordo e a bagageira cheia (com as compras do supermercado
ou malas q.b. para um fim de semana) é mais ágil que os 63 cv do motor deixariam supor (pesa 1400 kg). Em autoestrada aguenta velocidades de cruzeiro da ordem dos 120 km/h ou um pouco mais e nesse andamento pode nem chegar aos seis litros (de gasolina) aos cem.
Gastar pouco e andar alguma coisa
No Kia Picanto em traçados urbanos e suburbanos consegue-se circular quase sempre em quarta ou quinta, gastando cinco litros ou menos. Basta-nos, ou olhar para o indicador de mudança de velocidade no painel de bordo, ou prestar atenção ao ronco do motor de três cilindros: se for demasiado audível é sinal que estamos a afastar-nos do andamento económico. Não é um Rolls-Royce nem um monovolume, muito menos um GTI, mas compra-se por € 17.500 ou €18.500
(respetivamente com caixa manual de cinco velocidades ou automática) e tem sete anos de garantia de fábrica.
KIA PICANTO
Forma Hatchback, cinco portas, cinco lugares
Preço-base €13.977
PVP €17.500 caixa manual (€17.990 com campanha) ou €18.500 caixa automática (€18.990 com campanha)
Motor três cilindros, gasolina, 998 cm3
Potência 63 cv/5000 rpm
Binário 93 Nm/3750 rpm
Caixa de velocidades manual de cinco velocidades (existe versão automática)
Velocidade máxima 145 km/h
Aceleração 15,6 (0-100 km/h em seg.)
Bagageira 255 l
Depósito de combustível 35 l
Comprimento/largura/altura
3,61/1,60/1,49 m
Consumo combinado 5,2 l/100 km
Emissões de CO2 116 g/km