Há SUV de encher o olho, mas se saem do asfalto, é que são elas. Nunca foi assim com o Duster. Mesmo quando não traz tração integral, é leve (1300 kg), tendo altura ao solo e força suficientes para não ficar no primeiro obstáculo. Isto, desde que desliguemos o controlo de tração que, afinado para o asfalto, só estorva na terra (a penúltima versão 4x2 não permitia fazê-lo). Se optarmos
pela versão 4x4, teremos um verdadeiro TT, capaz de ir a todo o lado onde um jipe vá, desde que não se imponha
engrenar redutoras (para subir ou descer corta-fogos,
abordar lamaçais profundos ou areia muito mole).
Se os motores a gasóleo desapareceram, há gasolina, bicarburação (ou seja, gasolina e GPL, solução francamente económica) e (míni) híbrido. Classe 1 só com Via Verde.
Da serra do Marão a Gibraltar
Acompanhei o Rali de Portugal 2024 num Duster 4x2. No troço de Amarante, perto dos viveiros do Fridão, fui a correr para o carro depois de os dez primeiros classificados passarem, mas tive a surpresa de encontrar o caminho bloqueado por furgões estacionados por mentecaptos. Uma roda no ar, duas rodas no declive, dois toques no acelerador e lá passei. Confirmavam-se as impressões de Málaga por ocasião da apresentação internacional do Duster, quando também em 4x2 subi um cerro donde se viam Gibraltar e Ceuta. O meu parceiro de aventura, o veterano Luis Celinio, que o diga.
DACIA DUSTER EXTREME HYBRID 140
Forma SUV, 5 portas e 5 lugares
Preço-base Desde €20.798
PVP Desde €29.000
Motorização híbrida Térmico quatro cilindros 1598 cm3, motor elétrico de tração, motor de arranque/gerador e bateria de 1,2 kW
Potência combinada 140 cv
Binário 148 Nm
Caixa de velocidades automática elétrica (com 4 relações para o motor de combustão e 2 relações para o elétrico)
Tração integral inserível (este Duster é apenas 4x2, não podendo ficar 4x4)
Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração 10,1 (0-100 km/h em seg.)
Bagageira 517 l
Depósito de combustível 50 l
Comprimento/largura/altura
4,34/1,81, 1,66 m
Consumo combinado 5,1 l/100 km
Emissões combinadas de CO2 114 g/km