Exclusivo

Carro do Ano

Recorde batido: 43 concorrentes às oito classes em disputa

Elétrico do Ano é a classe mais disputada (20 inscrições) e há nova classe: Design do Ano

Iniciamos hoje a apresentação das viaturas concorrentes à edição 2024-2025 do Seguro Direto Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal. Um concurso marcado por uma forte presença de modelos 100% elétricos que representam quase metade dos inscritos deste ano (20). Contudo, se pensarmos em termos de gama, que é o que conta para efeitos do grande prémio, há mais de uma dúzia de carros que se desdobram em várias versões e até motorizações, do elétrico ao térmico, da gasolina ao gasóleo, do híbrido recarregável em andamento ao que o faz na tomada (PHEV). O que significa algo que não deve ser esquecido: dar liberdade de escolha ao consumidor. A eletrificação, sendo desejável, não pode ser reduzida a um caminho único, muito menos percorrida em marchas forçadas. Mais que não fosse porque só agora começaram a aparecer, e ainda assim de forma limitada, opções elétricas (relativamente) acessíveis ao comum dos mortais. E não, como tem sucedido, grandes sedãs ou SUV com autonomias anunciadas de mais 600 km, mas custando €60 mil, quando não mais.