O lançamento do primeiro Toyota Prius, em Dezembro de 1997, coincidiu com a sessão de encerramento da conferência de Quioto sobre o clima (donde sairia o famoso Protocolo de Quioto sobre as emissões de dióxido de carbono). A marca japonesa apresentava um modelo ecologicamente responsável (um dos primeiros modelos híbridos produzidos em larga escala e não em circuito experimental), ainda que à época e durante os anos seguintes, continuasse a inundar o mercado com motores a gasóleo que emitiam menos CO2 que os congéneres a gasolina mas debitavam pelo escape óxidos e partículas que hoje sabemos nocivos.
Passaram-se 25 anos e cinco gerações. Se os primeiros modelos (cujo design oscilava entre o futurista e o feioso) só tiveram algum sucesso nos EUA e em particular na Califórnia (onde passara a vigorar legislação antipoluição particularmente dura), aos poucos começaram a implantar-se na Europa, ganhando fôlego (e vendas) a partir de 2009 com a terceira geração (a 4ª surgiu em 2016). Esta quinta geração do Prius representa o aperfeiçoamento da tecnologia híbrida que ganha a vertente plug-in: recarrega, não apenas em andamento mas também à corrente. O melhor de dois mundos: autonomia em modo 100% eléctrico de mais de 70 km e funcionamento complementar em modo híbrido sem incidência relevante no consumo ou seja, sem que o peso morto da bateria por recarregar penalize significativamente.
Uma alternativa ao 100% eléctrico
O Prius prova que não é preciso comprar um carro 100% eléctrico para não poluir em cidade e por menos dinheiro. Restringindo a análise à marca japonesa, o Toyota BZ4X custa à volta de 52 mil euros, enquanto o Prius PHEV cerca de 42 mil. O primeiro depende de carregamentos em estrada ou auto-estrada para percorrer maiores distâncias. O segundo pode fazer 70 km em cidade em modo eléctrico e prosseguir viagem gastando cinco litros de gasolina ou menos aos cem. E pode guardar a bateria carregada para a cidade e viajar em estrada em modo híbrido.
FICHA TÉCNICA
Toyota Prius PHEV 2.0
Coupé, 5 portas, 5 lugares
Preço-base (€) 34138
PVP (€) desde 41990
Motor a gasolina de 1987 cm3)+bateria iões de lítio+motor eléctrico
Potência combinada 223 cv
Binário (Nm) 208
Caixa de velocidades do tipo variação contínua
Velocidade máxima (km/h) 177
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 6,8
Bagageira (l) 284
Depósito de combustível (l) 40
Comprimento/largura/altura (m) 4,60/1,78/1,42
Autonomia eléctrica: 72 a 86 km
Consumos (l/100 km) 0,7 (em modo eléctrico)
Emissões de CO2 (g/km) 11 a 16