Sendo a edição 2024 deste concurso numericamente dominada pelos carros eléctricos movidos a bateria, não é demais insistir nas virtualidades das restantes soluções existente no mercado, a começar pelos automóveis híbridos recarregáveis em andamento (self charging hybrids) de que é exemplo o Renault Clio e-tech full hybrid 145. Esta tecnologia junta o melhor de dois mundos: baixos consumos e emissões onde estes são de facto críticos, ou seja em meio urbano, e liberdade de movimentos, não dependendo de recarregamentos constantes nos postos públicos, em casa ou no emprego como acontece nos 100% eléctricos (BEV) e, portanto, sem limitações de autonomia em viagens maiores em estrada.
Sendo verdade que o Renault Clio tem alguma vocação urbana, está à vontade na estrada, como pude comprovar durante uma recente viagem Lisboa-Famalicão e volta, efectuada para apresentar uma nova edição do livro sobre as melhores tascas de Portugal escrito com o meu amigo e prezado colega de júri António Catarino. Enquanto nos regalávamos com as iguarias da afamada Casa Pega, o Clio atestava meio depósito de gasolina e ficava pronto a regressar a Lisboa para uma agradável viagem nocturna sem trânsito nem constrangimentos de qualquer tipo. Consumos da ordem dos seis litros aos cem, conforto irrepreensível, andamento condizente com os 145 cavalos da motorização híbrida e um preço a partir dos € 28200.
O segredo está na alavanca
Os condutores menos familiarizados com as caixas automáticas como as que equipam a generalidade dos automóveis híbridos têm alguns preconceitos em relação a esta solução porque receiam perder capacidade de controlo do carro na aproximação às curvas, nas descidas longas, nas travagens, etc. Com as caixas e os travões modernos não é, de facto, assim, mas o Renault Clio híbrido traz, como alguns dos seus congéneres, uma arma secreta: a alavanca possui, além da posição correspondente à marcha à frente, uma posição “B” que permite reduzir antes dos obstáculos e “prende” mais o carro como numa mudança inferior na caixa manual. Adeus angústias da caixa automática…
FICHA TÉCNICA
Renault Clio e-tech 145
Hatchback, 5 portas e 5 lugares
Preço-base (€) 18.424.13€ (versão TCE 15.528.17)
PVP (€) desde 25.900€ (versão TCE desde 19.400)
Motor a gasolina 4 cilindros 1598 cm3 + motor elétrico e bateria
Potência conjunta 145 cv
Binário conjunto 205 Nm
Caixa de velocidades e-tech multimodo
Velocidade máxima 175 (km/h)
Aceleração 9,3 (0-100 km/h em segundos)
Bagageira (l) 391
Depósito de combustível (l) 40
Comprimento/largura/altura (m) 4,05/1,98/1,42
Consumo combinado (l/100 km) 4,3
Emissões de CO2 (g/km) 95 a 109