Carro do Ano

Kia EV 6 GT: Uma fera amansável

Candidato na classe Desportivo/Lazer do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.

KIA EV6 GT

O Kia EV 6 GT que concorre na categoria Desportivo do Ano é o mais potente dos modelos do concurso deste ano. Bate de longe outros modelos de vocação desportiva, a começar pelo Honda Type R, cujos 329 cavalos ficam muito aquém dos 585 do modelo coreano. E, quanto a binário, os valores são ainda mais impressionantes: 740 Nm, dignos da força de um tractor ou de um camião. Poder-se-ia depreender daqui que este Kia é difícil de guiar ou que a bateria (recorde-se que se trata de um 100% eléctrico) se acaba num instante. Acontece que não é, de facto, assim.

A disponibilidade de um binário verdadeiramente invejável faz com que saibamos que temos sempre resposta pronta em qualquer situação: arranque, subida, ultrapassagem, etc. Mas, exactamente por isso, nada a nos obriga a andar sempre de pé na tábua porque sabemos que os segundos perdidos aqui ou acolá serão facilmente recuperados a seguir, sem necessidade quaisquer exageros de condução. Dito doutra forma, esta fera, não deixando de o ser, é tão facilmente civilizável como a temperamental Katharina da peça de Shakespeare “A Fera Amansada”.

Falando de autonomia, esta versão seria um prodígio de engenharia se tivesse os mesmos valores do EV 6 normal, andando aquilo que anda. Perde, de facto, umas dezenas largas de quilómetros para a versão não desportiva mas ainda assim, o modelo ensaiado percorreu uns honrosos 380 km sem angústias de falta de bateria.

Máxima regeneração e controlo

Nos automóveis eléctricos o condutor pode gerir a regeneração de energia na desaceleração. Mas certos carros fazem-no melhor que outros, caso deste Kia EV 9. Se usarmos as patilhas do volante para a máxima regeneração, obtemos um efeito de retenção quando levantamos completamente o pé da tábua: é como se tivéssemos engrenado uma segunda num carro convencional. Isto torna a condução mais segura, suave e confortável e ainda poupa alguma bateria. Mas perante o preço deste carro (€ 82 mil) interrogamo-nos se o caminho da electrificação deverá ser este.

FICHA TÉCNICA

Kia EV 6 GT

Berlina, 5 portas, 5 lugares

Preço-base (€) 65.609,76 (sem IVA, pintura metalizada e despesas de legalização e transporte)

PVP (€) 82.195,72 (sem pintura metalizada)

Motor eléctrico síncrono+bateria iões de lítio, 77,4 kWh

Potência (cv) 585

Binário (Nm) 740

Velocidade máxima (km/h) 260

Aceleração (0-100 km/h) em segundos 3,5

Bagageira (l) 480 (mais 20 à frente)

Comprimento/largura/altura (m) 4,70/1,89/1,55

Autonomia 546 km (urbano, WLTP)

Carregamento 32h 45 (doméstico, 10A); 7h 20 (11 kW); 18 minutos (rápido, 240 kW)