Carro do Ano

Hyundai Ioniq 6: O custo do sonho eléctrico

Candidato na classe Elétrico do Ano do Seguro Directo Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal 2024.

Hyundai Ioniq 6

O Hyundai Ioniq 6 ilustra na perfeição as luzes e as sombras da motorização eléctrica. A marca coreana produziu uma berlina de grandes dimensões (o espaço dos lugares traseiros é verdadeiramente faraónico) com uma autonomia em estrada acima dos 450 km e com um conforto e um desempenho notáveis. Mas o preço sobe em conformidade: muito perto dos € 60 mil, isto para a versão de entrada na gama. Ou seja, há uma equação difícil de resolver: para haver mais autonomia e mais desempenho é preciso uma bateria maior e um motor mais potente; mas se o carro crescer em tamanho e peso, a massa a mover aumenta, tornando necessários ainda mais bateria e ainda mais motor, logo o preço disparará muito para além da barreira psicológica dos cinquenta mil euros. Ou seja, para atingir o objectivo de uma autonomia razoável põe-se em causa um outro objectivo: o das motorizações 100% eléctricas a preços acessíveis, pelo menos relativamente falando.

Feitas estas ressalvas, o Ioniq 6 deixa boas recordações. O conforto e a posição de condução são perfeitos (nem falta a projecção virtual das informações no pára-brisas – head-up display). Tem aceleração mais que suficiente para qualquer ultrapassagem e em percursos mais sinuosos, jogando com a regulação do grau de recuperação de energia na desaceleração, consegue-se ter sempre o carro controlado e pronto a abordar as curvas ou as zonas estreitas no andamento ideal, praticamente sem ser preciso travar.

Voo directo Lisboa-Monte Gordo

Quando peguei no Hyundai Ioniq 6 em Lisboa, o painel mostrava 460 km de autonomia para 100% de carga. Teoricamente chegava para demandar o objectivo: a praia de Monte Gordo, a cerca de 320 km de distância. Mas da teoria à prática pode haver alguma discrepância. Enquanto circulei por estrada nacional, mais favorável à regeneração de energia, o rácio quilómetros/bateria foi tranquilizador. Contudo a opção de fazer cerca de 90 km pela A2 (entre Alcácer e Ourique), mesmo a velocidade moderada (120 a 130 km/h) fez tocar alguns alarmes. Um atalho por estradas secundárias levou-nos de Castro Verde à fronteira entre o Alentejo e o Algarve (ribeira do Vascão) e, apesar da chuva e da escuridão, cheguei a Vila Real com 80 km de margem, mas foi preciso gerir…

FICHA TÉCNICA

Hyundai Ioniq 6

Berlina, 5 portas e 5 lugares

Preço-base (€) Desde 52674

PVP (€) Desde 59 390€

Motor eléctrico, bateria de iões de lítio de 77,4 kWh

Potência 228 cv

Binário 350 Nm

Velocidade máxima (km/h) 185

Aceleração (0-100 km/h em segundos) 7,4

Comprimento/largura/altura (m) 4,86/1,88/1,49

Bagageira (l) 401 (mais 45 à frente)

Autonomia máxima 614 km (777 em cidade)

Tempo de carregamento De 7 a 12 horas; 18 a 73 minutos (carregamentos ultra rápidos ou rápidos)