Quando olho para o Honda Civic Type R não posso deixar de pensar num diálogo do filme de George Miller “Mad Max 2”: “Ele (Mel Gibson) conduz o último dos Interceptores V8” [antigos carros da polícia da estrada antes da queda da civilização]. De facto, com este carro desportivo da Honda acontecem duas coisas: pode muito bem ser o último do seu género, dadas as regulamentações ambientais já aprovadas ou em preparação; mas o seu desempenho fica ao nível dos bólides do mundo pós apocalíptico guiados pelos guerreiros da estrada, tal como os imaginou o realizador australiano em 1981.
Temos, assim, um carro politicamente incorrecto: ronca, gasta (muita) gasolina e anda que se farta. Mal entramos e nos sentamos ao volante, percebemos que não se trata de um desportivo da treta feito para mostrar no café lá do bairro. Bancos semelhantes aos da competição, cintos normais (sem quatro ou seis apoios) mas em tecido vermelho e um verdadeiro volante de corrida, revestido a tecido e com a mira central para sabermos sempre para que lado virámos (e desvirámos) as rodas. E, quando carregamos no botão da ignição, o motor começa a cantar sonoramente e com voz grossa.
A suspensão é, como seria inevitável, dura, em detrimento do conforto. E o carro é muito baixo (para melhor se agarrar à estrada), pelo que as entradas e saídas têm o seu quê de contorcionismo. Mas que interessam estes pormenores quando começamos a desbobinar encadeados de curvas e a despachar serviço? É só escolher uma estrada secundária com boa visibilidade e pouco trânsito…
Binário, querem saber o que é?
Quantas vezes ouvimos falar em “carros de elevada cilindrada” como sinónimo de velocidade ou de potência? Ora, com as tecnologias modernas (gestão electrónica dos motores, turbos, etc) conseguem-se tirar potências inimagináveis até de um pequeno motor de 900 cm3 Mesmo o Type R tem um motor de dois litros). Para a agradibilidade de condução ou o desempenho desportivo ideal o que conta não é a potência bruta mas a rotação a que está disponível, o famoso binário a baixa rotação. E no Honda Civic Type R se circularmos em sexta velocidade mesmo a 80 km/h e acelerarmos, ele reponde com invejável prontidão.
FICHA TÉCNICA
Honda Civic Type R
Hatchback 5 portas, 4 lugares
PVP (€) Desde 74 000
Motor quatro cilindros turbo 1996 cm3
Potência (cv/rpm) 329/6500
Binário (Nm/rpm) 420 (2500/4000)
Caixa manual seis velocidades
Velocidade máxima (km/h) 275
Aceleração (0-100 km/h9 em segundos 5,4
Bagageira (l) 410
Depósito de combustível (l) 47
Comprimento/largura/altura (m) 4,59/1,89/1,401
Consumo combinado (l/100 km) 8,2
Emissões combinadas de CO2 (g/km) 186