Juntamente com o VW Carocha, o Renault 4 ou o Citroën Dois Cavalos, o Fiat 600 faz parte de uma galeria de modelos populares que ajudaram a democratizar o automóvel na Europa nas décadas de 1950 e 1960. Um lastro histórico ao qual o novo Fiat 600 procura ser fiel, ainda que incorporando códigos estéticos e tecnologias dos nossos tempos. Regressa como um campeão da mobilidade compacta, com uma carroçaria de cinco portas, capaz de acomodar cinco passageiros e respectiva bagagem sem problemas de maior (bagageira de 360 l mais espaços diversos de arrumação). E – sinal dos tempos – fá-lo recorrendo a uma motorização 100% eléctrica, ainda que uma versão mini híbrida de 100 cv esteja na forja e deva chegar ao mercado português nos próximos dois meses (a preço inferior ao da versão eléctrica).
Do ponto de vista das linhas exteriores o Fiat 600e tem semelhanças com a versão “vitaminada” do Fiat 500, a X, também de cinco portas e cinco lugares mas com motorização térmica. É um carro com 4,17 m de comprimento, o que proporciona uma habitabilidade mais que razoável sem o tornar num monstro pouco à vontade em meio urbano, seja para se mover, seja para estacionar. Lançado em duas versões – Red e La Prima, sendo esta última a mais equipada – tem preços entre os 36350 e os 41350 €, o que, não fugindo aos valores correntes nas viaturas 100% eléctricas do chamado segmento B, também não impulsionará por si só a democratização deste tipo de motorizações. Os 400 km de autonomia anunciados pelo fabricante para circuitos mistos (cidade e estrada) estão, também, ao nível do que a concorrência recente oferece.
Aposta no espaço e na autonomia
Como seria de esperar num carro desenhado por italianos não se pode deixar de atribuir nota positiva às linhas exteriores do Fiat 600e. Nem de constatar a generosidade do espaço interior deste novo carro (pelos parâmetros de um modelo do segmento B, nem entendido). Sem esquecer a posição de condução, alta e dominando a estrada à maneira de um SUV (este modelo partilha a plataforma com o Jeep eléctrico Avenger também concorrente ao Carro do Ano). Ao volante, diria que cumpre, ainda que sem deslumbrar. Os 156 cv estão lá mas nem sempre se dá por eles, podendo ser necessário ligar o modo Sport para ter uma resposta mais enérgica (em detrimento da autonomia). Ainda assim, não se portou mal nalgumas voltas ao autódromo do Estoril feitas a um ritmo que nenhum condutor normal alguma vez praticará na estrada…
FICHA TÉCNICA
Fiat 600e
Hatchback, 5 portas, 5 lugares
Preço-base (€) 29.508,25€
PVP (€) Desde 36.350€
Motor eléctrico e bateria de 54 kWh
Potência (cv) 156
Binário (Nm) 260
Velocidade máxima (km/h) 150
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 9
Bagageira (l) 360
Comprimento/largura/altura (m) 4,17/1,98/1,52
Autonomia combinada 409 km
Carregamento De 16h 10 (doméstico a 3,7 kW) a 5h 45 (11 kW) ou 27 minutos (rápido a 100 kW até 80%)