Quando surgiu, em 2016, o Toyota C-HR representou uma pequena revolução na marca japonesa. Na altura ainda o RAV 4 não tinha sido renovado, muito menos a gama Corolla. Era a primeira proposta deste fabricante de um Crossover do segmento C com motorização híbrida. A longa experiência da marca com este tipo de tecnologia (neste caso recarregável em andamento) remontava ao primeiro Prius (2003) e permitia disponibilizar uma motorização híbrida agradável de guiar, com consumos contidos e capaz de andar em modo 100% eléctrico durante boa parte do tempo (digamos até 40% em meio urbano e suburbano).
A estética não era consensual, trazendo alguma ideia de “carro do Batman” (aliás como outros carros japoneses da mesma época, veja-se o Nissan Juke) mas o material era, como seria de esperar, bom. A suspensão assegurava conforto q.b. ainda que outros híbridos contemporâneos de fabrico oriental fizessem melhor. Costuma dizer-se que em equipa que ganha não se mexe, mas nos automóveis não é exactamente assim. Para esta segunda geração do C-HR a Toyota mexeu em tudo: carroçaria (mais agradável à vista), suspensão e motorização (para já híbrida e futuramente híbrida recarregável na tomada – PHEV). É, no dizer dos seus fabricantes, um carro construído na Europa para clientes europeus e em Portugal custa a partir dos € 36900.
Diversificar soluções técnicas
O lançamento do C-HR (acrónimo de Coupé High Rider) ilustra a filosofia da Toyota em matéria de motorizações: uma solução feita de muitas, desde o hidrogénio, à célula de combustível, ao híbrido (tanto recarregável em andamento como na tomada) ou ao 100% eléctrico movido a bateria. Até 2025 a marca japonesa espera vender na Europa 84% de modelos com algum grau de electrificação, sendo 12% eléctricos integrais. No caso deste novo carro, a motorização é híbrida recarregável em andamento, assentando num motor a gasolina de 1800 cm3 e 140 cv. Traz algumas novidades tecnológicas como o retrovisor com alerta de ângulo morto logo na versão de base ou o tejadilho panorâmico com tratamento atérmico.
FICHA TÉCNICA
Toyota C-HR
Crossover, 5 portas, 5 lugares
PVP (€) Desde 36900€
Motor a gasolina de 1798 cm3 + bateria iões de lítio
Potência combinada (cv) 140
Binário (Nm) 185
Caixa de velocidades do tipo de variação contínua
Velocidade máxima (km/h) 175
Aceleração (0-100 km/h em segundos) 9,9
Bagageira (l) 388
Depósito de combustível (l) 43
Comprimento/largura/altura (m) 4,36/1,83/1,58
Consumo combinado (l/100 km) 4,7 - 4,8
Emissões de CO2 (g/km) 105 - 110