Acelerador de Sustentabilidade

O contributo da Becri Group para a moda sustentável

Conheça melhor esta empresa portuguesa no projeto Acelerador de Sustentabilidade, promovido pelo Expresso, com o apoio do BPI

Em Barcelos, no ano de 1983, nasceu a Becri Group - empresa têxtil portuguesa - com apenas 15 colaboradores. O negócio familiar evolui ao longo dos anos e, atualmente, emprega cerca de 800 profissionais.

No início, a empresa trabalhou apenas para o mercado nacional, como explica Márcia Leite, CSR & Sustainability Manager, mas com o passar dos anos foi diversificando os mercados, até chegar ao ponto onde está hoje, exclusivamente focada no mercado internacional.

As exigências associadas à sustentabilidade pelas quais os seus clientes se pautam, assim com um mundo em constante transformação, fazem com que a preocupação com um sector mais amigo do ambiente se tenha tornado parte da essência da empresa.

Para garantir essa sustentabilidade, a empresa está em constante adoção de novos processos. O restyle é, frequentemente, utilizado dentro da organização de forma a dar uma nova vida aos produtos, contribuindo assim para o aproveitamento de materiais que estão em stock.


“Nós podemos ter - por exemplo - um vestido que está em stock e que não tem tanta saída, e junto com o cliente tentamos analisar a peça para vermos de que forma é que podemos fazer uma adaptação dessa peça e torná-la vendável. Nesse sentido, podemos transformar um vestido numa saia”, exemplifica Márcia Leite, CSR & Sustainability Manager


O investimento em tecnologia

Com o objetivo de modernizar os processos internos, a empresa adquiriu máquinas inteligentes, um laboratório e lavandaria.

Além disso, são pioneiros em estampados 3D/tecnologia xDI e patentearam uma técnica (Fiberloop) que consiste na produção de novos fios de algodão, utilizando 50% de algodão reciclado e 50% de algodão orgânico ou virgem.

“Nós pegamos nas malhas, que são restos das nossas produções, provenientes de algodão orgânico, e esses restos - através de uma parceria que nós temos - vão dar origem a novas fibras”, conta Márcia Leite.

Além da reciclagem de matéria-prima, para reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, a Becri tem também apostado em painéis solares e frota elétrica, entre outros comportamentos mais verdes, como é o caso da redução de produtos químicos na hora de tingir os tecidos.

O Acelerador de Sustentabilidade é uma iniciativa do Expresso e do BPI que consiste na realização de sessões onde se apresentam estratégias, conselhos e passos para descarbonizar e ter um negócio sustentável, dentro daquilo que são os objetivos europeus e mundiais.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.