Acelerador de Sustentabilidade

O contributo da The Summer Berry Company Portugal para uma agricultura sustentável

Conheça melhor esta empresa portuguesa no projeto Acelerador de Sustentabilidade, promovido pelo Expresso, com o apoio do BPI

A The Summer Berry Company Portugal está localizada no concelho de Odemira, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, e tem sido reconhecida e dada como exemplo - nos últimos tempos - devido ao investimento que tem feito em práticas de agricultura sustentável.

Desde 2016 que a empresa se estabeleceu nesta região “em busca das condições edafoclimáticas e da boa qualidade da água”, explica Daniel Portelo, diretor de operações da The Summer Berry Company Portugal. “A par da Califórnia são as duas melhores zonas de produção de framboesa do globo”, acrescenta.

A organização promove a reflorestação, as zonas húmidas e a utilização de plantas autóctones de forma a ter uma biodiversidade preservada junto das suas zonas de produção, considerando que esta é uma “mais-valia”. Além do aumento de biodiversidade, o incremento da resiliência hídrica é outro dos pilares da empresa.

Gestão eficiente da água

A produção adota práticas de uso eficiente de água, priorizando a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos da zona onde está inserida e na qual a disponibilidade de água representa um grande desafio.


“Os nossos sistemas de rega são todos gota a gota, fazemos a nossa cultura em substrato, o que nos permite uma grande poupança de água (…) tudo isto é auxiliado por um grande conjunto de sensores”, destaca Daniel Portelo


A aposta incide em inovação e tecnologia agrícola, utilizando sistemas modernos de irrigação, controlo climático e monitoramento de culturas. A água utilizada em excesso, por exemplo, acaba por ser recuperada e desinfetada para voltar novamente ao sistema.

A empresa adianta que tem prevista a construção de mais um reservatório para acumular a água da chuva.


53%

da água utilizada pela The Summer Berry Company Portugal, em 2023, foi proveniente de recuperação de água da rega e água da chuva


O objetivo é que em 2025 e 2026, a percentagem de água reaproveitada passe dos 53% para os 60% - 70%, para “aumentar a resiliência hídrica, sobretudo numa zona que tem sofrido tanto com a seca”, afirma Daniel Portelo.

O Acelerador de Sustentabilidade é uma iniciativa do Expresso e do BPI que consiste na realização de sessões onde se apresentam estratégias, conselhos e passos para descarbonizar e ter um negócio sustentável, dentro daquilo que são os objetivos europeus e mundiais.

Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver Código de Conduta), sem interferência externa.