Desde 2021 que Portugal é o país que mais exporta bicicletas na Europa. Este dado espelha o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por várias empresas do sector, entre elas a Triangle's - que apesar de ter dado as suas primeiras pedaladas só 2015, produz atualmente entre mil a mil e duzentos quadros de alumínio, por dia.
A empresa surgiu como forma de dar resposta à necessidade europeia de fabricação de quadros de bicicleta e, mesmo que toda a produção esteja em território nacional, o produto é todo exportado para fora de fronteiras, sobretudo Alemanha e Países Baixos.
O foco está nas bicicletas elétricas, acompanhando assim a tendência de sustentabilidade necessária nos dias de hoje. Além disso, a matéria-prima utilizada (alumínio) é 100% reciclável e encaixa na perfeição no conceito de economia circular.
Inovação tecnológica (e de produto) e expansão de volume de produção são os principais objetivos da empresa. De recordar que a inovação é crucial no processo de reindustrialização e a empresa já começou este processo desde os seus primórdios. “Fomos a primeira empresa do mundo a produzir este tipo de produtos com processos de soldadura através de robot”, afirma Luís Pedro, diretor-geral da Triangle´s.
Antes da introdução desta inovação tecnológica, os quadros de bicicletas eram um produto produzido manualmente e apenas na Ásia. Mas qual é a principal vantagem do uso da robótica por parte da empresa? Reduz entre 4 a 5 vezes a necessidade de energia, uma vez que toda a energia é fornecida através de renováveis (painéis fotovoltaicos).
“A única forma de cumprir as metas de sustentabilidade é através da inovação tecnológica”, defende Luís Pedro, diretor-geral da Triangle´s.
Em suma, a inovação aplicada à indústria traz processos mais eficientes, amigos do ambiente, acelerando todo o caminho que é preciso fazer para se atingir o estado da arte da sustentabilidade.
O Acelerador de Sustentabilidade é uma iniciativa do Expresso e do BPI que consiste na realização de sessões de formação (workshops online) onde se apresentam estratégias, conselhos e passos para descarbonizar e ter um negócio sustentável, dentro daquilo que são os objetivos europeus e mundiais.