Expressinho

Bola de Ouro: os melhores do futebol mundial

A Bola de Ouro é o prémio individual mais famoso do futebol, atribuído aos melhores jogadores (masculino e feminino) da época. Quem teve a honra de receber o grande prémio Ballon d’Or 2025?

A cerimónia do Ballon d’Or 2025 decorreu no início desta semana (22 de setembro), no Théâtre du Châtelet, em Paris. Ousmane Dembélé foi eleito o melhor jogador do mundo!

Aitana Bonmatí voltou a conquistar o galardão feminino, consolidando o seu estatuto como uma das maiores referências da atualidade.

Outros prémios da noite

Troféu Kopa Masculino (sub-21): Lamine Yamal

Troféu Kopa Feminino (sub-21): Vicky López

Troféu Yashin Masculino (guarda-redes): Gianluigi Donnarumma

Troféu Yashin Feminino (guarda-redes): Hannah Hampton

Troféu Gerd Müller Masculino (melhor marcador): Viktor Gyökeres

Troféu Gerd Müller Feminino (melhor marcadora): Ewa Pajor

Treinador do ano (Troféu Johan Cruyff): Luis Enrique

Treinadora do ano: Sarina Wiegman

Clube do ano masculino: Paris Saint-Germain

Clube do ano feminino: Arsenal

Prémio Sócrates (ação humanitária): Fundação Xana

Vê aqui todos os vencedores e alguns momentos da cerimónia.

Como é que se decide quem leva o prémio para casa?

O processo começa com a revista francesa "France Football", que, anualmente, escolhe 30 jogadores candidatos. De seguida, 100 jornalistas de diferentes países (um por cada país melhor classificado no ranking FIFA) votam nos cinco melhores da lista.

No final, somam-se todos os pontos e o jogador com a maior pontuação é o vencedor. Se houver empate, há regras que ajudam a decidir: conta-se quem teve mais votos em primeiro lugar, depois em segundo, e assim por diante.

Os jornalistas avaliam três aspetos: o desempenho individual (o mais importante), os títulos ganhos com a equipa, o fair-play e o espírito desportivo.

O que mudou neste grande prémio?

A história deste galardão nem sempre foi assim. Inicialmente, só os jogadores nascidos na Europa podiam ganhar a Bola de Ouro. Por essa razão, Pelé e Maradona nunca a receberam. Em 1995, abriram-se as portas a todos os que atuassem na Europa, e em 2007 passou a valer para qualquer jogador do mundo.

No que toca a distinções femininas, só começaram a acontecer a partir de 2018. Em 2024, foi Aitana Bonmatí quem recebeu a Bola de Ouro Feminina na cerimónia em Paris. Sabias que esta jogadora entrou para o Barcelona com 14 anos? E, este ano, ganhou novamente a Bola de Ouro!

Também no ano passado, Rodri, meio-campo da Espanha e do Manchester City, venceu a Bola de Ouro Masculina e foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo.

Os melhores (este ano não estiveram nomeados)

  • O argentino Lionel Messi é o maior vencedor da Bola de Ouro, com oito troféus: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023 (este último depois de ter sido campeão da Copa do Mundo no Catar).
  • A seguir, está Cristiano Ronaldo, um dos melhores futebolistas de sempre e um grande orgulho nacional, com cinco troféus - 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017.
MANAN VATSYAYANA/Getty