Expressinho

Celebrar a interculturalidade

Sabores, ritmo e música. Quando a(s) cultura(s) e a empatia se juntam, renovam-se descobertas e religam-se corações. Fica por dentro de uma iniciativa super interessante!

6.º F e 5.º F dos Salesianos de Lisboa

No final do ano letivo (11 de junho), o 6.º F e o 5.º F juntaram-se para comemorar a interculturalidade! Os alunos das turmas dividiram-se em grupos e cada grupo escolheu um dos países com mais imigrantes no nosso país.

De seguida, cada grupo ficou responsável por decorar uma mesa com símbolos e comidas de cada país. Pois, como todos sabemos, cada comida traz consigo séculos de história, tradição e memórias...

Durante o lanche partilhado, ouvimos músicas com diferentes sonoridades e trocámos opiniões sobre os diferentes sabores.

Uma verdadeira descoberta sobre a cultura de cada país

De Espanha, as tapas são uma celebração de sabores intensos, influenciados pela presença árabe. No Brasil, a fusão de ingredientes indígenas, africanos e portugueses resulta em pratos como as coxinhas de frango, pastéis e tantos outras iguarias que traduzem a diversidade do país. Já em França, a sofisticação culinária é marcada pela técnica como os macarrones, croissants, baguetes, enquanto na Itália, a simplicidade das massas e risotos reflete um amor profundo pela autenticidade.

A Índia encanta com as suas especiarias, criando pratos complexos e aromáticos, como o curry, que se tornaram símbolos da troca cultural. O Japão, por sua vez, apresenta uma cozinha de precisão e harmonia, onde o sushi se destaca, como exemplo, de conexão entre arte e comida.

Esses países partilham mais do que pratos deliciosos; trocam histórias e tradições, celebrando a interculturalidade e a riqueza da diversidade global. A comida é um encontro feliz entre culturas.

A partilha e o convívio e o melhor ingrediente para ultrapassar medos e receios sobre a imigração.

Uma conversa acompanhada por diferentes sabores e ao ritmo da música são um convite à empatia e à descoberta, ligando corações e criando sentimentos de partilha e colaboração.

Em breve...

Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, estas turmas aprofundaram o tema das migrações também com a realização de uma entrevista, que vai ser publicada aqui no Expressinho - fica atento!


Agora tu!

Queremos saber quais os projetos em que estás envolvido na escola ou fora dela! Envia-nos a tua reportagem para expressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de enviar fotos. Se integras um jornal escolar, também queremos saber e ficar a conhecer!