Porque precisamos de plantas espaciais?
Foram encontrados possíveis vestígios de vida em Marte. Melhorar a alimentação dos astronautas (em missões longas) e a futura alimentação no espaço nunca foi tão importante.
Estes desenvolvimentos também podem trazer aprendizagens para usarmos no planeta Terra, que enfrenta cada vez mais desafios, como as alterações climáticas, a desigualdade, as pandemias globais e a degradação ambiental.
O que deves saber sobre estas plantas
- Muitas são ricas em proteína e vitaminas, para dar mais energia e não ser preciso suplementos alimentares
- Algumas podem ser vacinas comestíveis (com proteínas para um sistema imunitário forte)
- Vão deixar os astronautas contentes, porque sentem “fadiga do menu” no espaço
- Os investigadores estão a trabalhar sabores, texturas e alimentos picantes
Que desafios estão por resolver?
Vamos aprender uma palavra nova: "gravitropismo".
Como no espaço não há gravidade, as plantas não sabem para que direção crescer as raízes (que na Terra crescem para baixo) e o caule (que na Terra cresce em direção ao céu). No espaço crescem aleatoriamente - e a isto se chama gravitropismo.
Então, e a água? Não é igual à da Terra. Sabias que se torna “pegajosa” e agarra-se a tudo?
Para resolver estes desafios, os cientistas criaram sistemas inovadores de rega e de iluminação, como o sistema “Veggie” da NASA - que permite que alimentos como alface, cebola e batata-doce cresçam em almofadas de nutrientes e luz controlada.
Boas notícias!
- O engenheiro aeroespacial Mark Vande Hei, colheu pimenta no espaço, pela segunda vez, com outros membros da sua equipa, em 2021.
- Em abril de 2025, estes cientistas brasileiros enviaram sementes de grão-de-bico (proteína) e batata-doce (antioxidante natural) para o espaço.
- Na Estação Espacial Internacional, as primeiras colheitas de alface e hortaliças já fazem parte do menu dos astronautas.
- Sangue menstrual no espaço? Sim! Atua como fertilizante natural, aumentando o potencial nutritivo das plantas em Marte e promovendo sustentabilidade!
Alimenta a curiosidades com estes links e explora o que conseguires sobre o espaço. Será que te vai inspirar para algum trabalho da escola?