Expressinho

A sardinha é um dos peixes mais famosos em Portugal!

A sardinha é um peixe de água salgada, que se encontra no Atlântico Nordeste e Mar Mediterrâneo.

Conteúdo patrocinado

Estamos na presença de um peixe de pequenas dimensões, que faz migrações em grandes cardumes. Durante o dia, protegem-se dos predadores em águas mais profundas e, à noite, dirigem-se para águas mais superficiais para se alimentarem sem medos.

Em Portugal, é nos meses de verão (junho, julho e agosto), que se verifica um maior consumo deste peixe, que é um verdadeiro ícone nacional. Mas nem sempre foi assim, sabias?

Era uma vez...

Durante séculos, a sardinha era considerada um alimento inferior. Como o seu preço era baixo, era acessível às camadas mais modestas da população e, por isso, “olhada de lado” pelas classes mais altas.

Além disso, e apesar de ser um peixe de água salgada, a sardinha chegava a todo o país e era a base de alimentação das populações rurais do interior, sendo transportada pelos almocreves e conservada em barricas com sal.

Com o tempo, a perceção sobre as qualidades da sardinha foi-se alterando e ganhando relevo e hoje, e ainda bem para todos nós, a sardinha está no top dos peixes mais saudáveis.

Porque é que deves juntar as sardinhas às tuas refeições? 5 razões

1. Saúde Cardiovascular - a sardinha é fonte de ácidos gordos ómega-3, uma gordura que ajuda o teu coração a funcionar bem e que protege o teu sistema cardiovascular! Também é fonte de potássio, que contribui para que a pressão do sangue no teu corpo se mantenha dentro de valores normais.

2. Sistema Nervoso – a sardinha é fonte de ácidos gordos ómega-3, vitamina B12 e potássio que contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso.

3. Função Cognitiva - O zinco presente na sardinha é um mineral essencial para a normal função cognitiva, contribuindo para a tua memória, atenção e aprendizagem.

4. Saúde Óssea - A sardinha é rica em vitamina D, que é essencial para que o nosso corpo consiga usar o cálcio da melhor forma possível: um mineral que mantém a saúde dos teus ossos e dentes! E sabias que as espinhas da sardinha enlatada são uma boa fonte de cálcio? E podes comê-las! O zinco, também presente na sardinha, contribui para a manutenção da saúde dos teus ossos.

5. Saúde Muscular - A sardinha tem proteínas de alto valor biológico – tem todos os aminoácidos que o nosso corpo precisa - que ajudam os teus músculos a crescer e a recuperar depois de brincares ou praticares desporto. Também é fonte de potássio, que contribui para o normal funcionamento dos teus músculos, e de zinco, um mineral que ajuda na síntese de proteínas!

Sabias que...

A sardinha é uma boa opção para desportistas? Como tem proteínas fáceis de digerir e tem todos os aminoácidos que o nosso corpo precisa, é uma ótima escolha que contribui para a boa recuperação dos músculos depois do treino.

Provavelmente, estarás a questionar como é que um peixe tão pequeno consegue tudo isto? E consegue mesmo. É que a sardinha não é só pequena, tem um comportamento especial: a sardinha acumula gordura desde o final da primavera até setembro e outubro. É nesta altura do ano que tem os maiores teores de ómega-3, uma gordura saudável que também dá à sardinha o seu sabor delicioso e característico, conquistando fãs pelo mundo inteiro à primeira dentada!

Como escolher a melhor sardinha?

- O cheiro deve ser agradável, tal como o da maresia. Se assim não for, não compres!

- Os olhos devem estar salientes, a córnea transparente e a pupila negra brilhante - mostra frescura.

- A pele deve estar brilhante, de cor viva e homogénea. Quando a sardinha não está fresca, a pele tem tendência a ficar baça e as escamas desprendem-se com facilidade.

Sardinha no prato, no pão ou enlatada!

Opções não te faltam: as clássicas sardinhas assadas na brasa ficam bem com batata cozida, pimentos assados, alface e tomate. Sabias que vêm muitos turistas experimentar esta nossa iguaria?

Podes experimentar sardinhas de outras formas: em escabeche, um prato fresco, ideal para o verão, acompanhado com algumas fatias de pão torrado; em paté, para juntares a tostas; enlatadas, quando não está na sua época e continua a ser uma opção de qualidade para toda a família!

Com a sardinha enlatada tens várias opções, além de a juntares diretamente no teu prato, podes fazer hambúrgueres ou até colocar em pizza!


Este artigo foi validado pela equipa de nutricionistas do Continente.

Descobre AQUI tudo sobre a Escola Missão Continente!