Expressinho

Entrevista: Quem é "Dinis, o mini Biólogo" e por que quer ir à Costa Rica?

Dinis Rocha tem 12 anos, é de Matosinhos e provavelmente sabe muito mais sobre animais do que nós! Como surgiu o projeto e o que tem o Dinis para nos contar? Fizemos 7 perguntas para satisfazer a tua (e a nossa) curiosidade!

Como começou o projeto "Dinis, o Biólogo" e o que te motivou a fazê-lo?

Eu já tinha ideia de começar um canal. Via alguns canais no YouTube e gostava muito dos vídeos sobre animais.

Depois com a mudança de escola da 4.ª classe para o 5.º ano, os meus pais incentivaram-me a criar este canal para os alunos e professores na nova escola me ficarem a conhecer melhor e perceberem que o meu gosto por animais é mais do que gostar de ficar nos recreios a mexer na terra.

Como é que fazes para conseguir encaixar o projeto no teu dia a dia e conjugar com a escola?

É uma atividade como outra qualquer. Preciso de ir para a natureza para me sentir bem, para equilibrar o tempo que passo na escola, e acredita, são muiiitas horas... O meu pai costuma dizer que isto é o meu futebol.

Tenho 2 tardes livres por semana, quando os meus pais podem nessas tardes vou a algum sítio e também ao fim de semana.

Às vezes o que impede as crianças de estarem na natureza à procura de animais são os pais, que não gostam ou que não deixam, porque exige estarem presentes.

Queremos saber tudo sobre a Missão Costa Rica 2025. O que esperas encontrar? Há algum animal que queiras muito conhecer?

A Costa Rica é um dos países com maior biodiversidade do Mundo. Por isso, há mesmo muitos animais fixes, mas não tenho nenhum em particular que queira encontrar porque acho que vou ver muitos.

Quero conhecer algumas pessoas, o Jim Cordoba, que tem lá uma organização de conservação, tentar conhecer o Coyote Peterson e a equipa da Brave Wilderness, que fazem vídeos para o YouTube muito fixes e vão muitas vezes à Costa Rica.

Além dos vídeos normais gostava de fazer um conteúdo mais longo, em forma de documentário. E é para isso que estamos a recolher apoios das pessoas ou empresas.

Rã arborícola de olhos vermelhos

Qual foi a coisa mais fascinante que descobriste sobre a natureza até agora?

Essa pergunta é difícil porque descobri tantas coisas fixes.

Os opiliões, por exemplo, um grupo de animais muito pouco conhecido. Descobri que as cobras são ainda mais espetaculares do que pensava, descobri animais marinhos fascinantes, como o polvo ou choco. Há mesmo muitas coisas, e a melhor parte é que estou sempre a aprender coisas novas!

Se pudesses mudar algo em Portugal, seja na educação, na conservação ambiental ou noutra área, o que seria?

Acho que as coisas aos poucos têm mudado. As pessoas estão mais conscientes da importância de cuidarem do planeta. Mas quando falamos em animais ainda há muito desconhecimento e crenças, religiosas ou culturais, que não ajudam.

Há pessoas que continuam a matar cobras e tudo o que aparece na sua casa ou quintal, só porque sim.

As nossas serras, praias e zonas junto a rios estão cheias de lixo. Eu acho que nas escolas era importante falar mais da nossa fauna nativa, levar as crianças para a natureza e ver como é fantástico estar a sujar as mãos à procura de animais!

Primeira expedição à praia

Que conselho darias a outros jovens que também querem seguir os seus hobbies e paixões, como tu?

Que peçam aos vossos pais para irem explorar. É tão saudável estar no meio da natureza como é praticar um desporto. Se as crianças têm estes gostos os pais devem respeitar e acompanhar.

Ir procurar animais não significa pegar neles, mas sim procurar. Essa é a parte mais divertida! Às vezes temos sorte, outras vezes não, mas é mesmo assim.

Como podemos ajudar-te na Missão Costa Rica 2025 e contribuir para o teu projeto?

Divulgando a iniciativa e contribuindo :) Comunicar ciência é muito importante e esta vai ser a primeira viagem fora de Portugal para explorar este fascinante país.

No meu canal de Instagram há um post sobre a recolha de fundos (por MB WAY para o 920754821 ou através da plataforma GoFundMe).

Agradeço a quem quiser contribuir e agradeço a todas as pessoas que já o fizeram!

O Dinis e a cobra rateira agradecem a todos!

Agora tu...

Depois de te inspirares no Dinis e de espreitares as curiosidades sobre os animais que ele tem para te contar, pensa nas tuas paixões e vai atrás delas. Se tiveres algo para nos contar, não hesites!

Queremos saber o que pensas sobre um tema da atualidade à tua escolha! Envia-nos o teu texto de opinião (até 1000 caracteres com espaços) para expressinho@estrelaseouricos.pt. Não te esqueças de nos enviar uma foto tua!