A energética norte-americana ExxonMobil está em conversações para comprar a petrolífera Pioneer Natural Resources, a maior produtora de crude do estado norte-americano do Texas, avança o Wall Street Journal esta sexta-feira, 6 de outubro. O negócio, ainda pendente de aprovação, poderá ser anunciado oficialmente nos próximos dias.
Segundo o jornal norte-americano, a aquisição - que, a consumar-se, será a maior da Exxon desde a fusão com a Mobil, em 1999 - tornou-se possível graças aos lucros extraordinários dos últimos anos, beneficiando, como outras energéticas, da inflação dos preços dos combustíveis fósseis nos mercados internacionais. A Pioneer tinha, à data de sexta-feira, uma capitalização de mercado superior a 50 mil milhões de dólares (cerca de 47,5 mil milhões de euros ao câmbio atual).
O preço de compra poderá superar os 60 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros), segundo o jornal, e acontece numa altura de forte consolidação nas empresas do setor nos EUA e de grande competição por áreas de exploração.
O objetivo é aumentar a produção: a Exxon reforçaria a sua presença na produção de petróleo na bacia permiana do Texas e do Novo México, que é a mais produtiva dos EUA; e tornar-se-ia na maior petrolífera do Ocidente.
Nenhuma das duas empresas quis comentar ao Wall Street Journal a informação sobre o potencial negócio.