Exclusivo

Energia

Mude de fornecedor de energia e poupe mais (muito mais) do que com o IVA zero nos alimentos

Com a chegada de abril, mudaram os preços de vários fornecedores de eletricidade e gás natural. O Expresso voltou a fazer as contas, com a ajuda do simulador da ERSE, e mostra as ofertas mais baratas para as famílias. Para milhões de portugueses a mudança de comercializadores de energia pode permitir economizar algumas dezenas de euros por mês
DBenitostock / Getty Images

O maior fornecedor de eletricidade em Portugal, a EDP Comercial, não mexeu nos seus preços para clientes domésticos em abril, mas mexeu nos do gás natural, com um corte de 20%. A concorrente Galp anunciou cortes de 27% nos preços do gás natural e de 15% na eletricidade. E quem tem tarifas reguladas de eletricidade teve direito a uma redução de 3%. Mas quais são as opções que dão maior poupança às famílias? Nenhuma destas.

As simulações feitas pelo Expresso mostram que mudar de fornecedores de eletricidade e gás natural pode dar, a milhões de famílias, poupanças substanciais. Bem maiores do que as prometidas pelo Governo ao baixar para zero o IVA dos produtos alimentares básicos.