O jornalista Anahad O'Connor, do 'The New York Times', reuniu num livro com um título bem humorado as respostas científicas às perguntas que todos nós fazemos sobre a saúde e o mundo que nos rodeia. E desfaz muitos dos mitos que andam na nossa cabeça desde a infância.
Clique para ler Ciência com humor, onde, até dia 30 de Janeiro, publicaremos a resposta a uma pergunta. Aproveite e deixe a sua opinião.
8. Sentar-se direito é bom para as costas?
Senta-te direito, dizem os pais aos seus filhos. É um estribilho muito conhecido, baseado na teoria de que qualquer outra coisa para além de uma postura de 90 graus induz tensão nas costas. Mas apesar da sua persistência, esse aviso está errado.
Os pais podem insistir que sentarmo-nos direitos com as coxas paralelas ao chão é a melhor forma de nos sentarmos, mas uma longa lista de estudos mostrou que essa posição aumenta a pressão nos discos lombares na parte inferior das costas.
Há 30 anos, os cientistas mostraram isto ao inserir agulhas nas costas de voluntários e medindo a quantidade de pressão criada pelas várias posições de estar sentado. Descobriram que uma posição reclinada era ideal, que dava a tensão mínima nas costas e minimizava a pressão que poderia levar a futuros problemas nessa zona. Desde então, múltiplos estudos confirmaram essa descoberta.
Mas foi só em 2006 que os cientistas deram uma visão directa. Num estudo que usou novas máquinas de ressonância magnética, que permitem que as pessoas se sentem em vez de se deitarem, uma equipa de investigadores na Universidade de Aberdeen, na Escócia, observou 22 voluntários que se sentaram em três posições.
As primeiras duas posições, sentadas direito e sentadas com o corpo encurvado para a frente, causavam o maior movimento aos discos da coluna, levando a que o material dos discos se alinhasse mal. A terceira posição, na qual as pessoas se reclinavam num ângulo de 135 graus com os pés bem assentes no chão, era a que criava a menor tensão.
Poderá ter notado que a qualquer altura que tente sentar-se direito com as costas perfeitamente rectas é difícil de manter, porque não é uma posição natural de estar sentado. A melhor posição para as suas costas é essencialmente aquela em que se encontraria se estivesse reclinado numa espreguiçadeira.
A menos que trabalhe na praia a testar protector solar, provavelmente não será isto que vai fazer no seu dia de trabalho. Mas qualquer posição em que se recoste, abrindo assim o ângulo entre as coxas e as costas, é preferível do que sentar-se direito. Por isso, mais uma vez, esqueça-se do que disseram a mãe e o pai. Esqueça que tem de sentar-se direito e recoste-se tudo o que quiser.
Anahad O'Connor, de 27 anos de idade, nasceu e vive em Nova Iorque, licenciou-se em psicologia pela Universidade de Yale e é repórter do The New York Times desde 2003, cobrindo nomeadamente as áreas da ciência e da saúde. Tem ainda uma coluna semanal no mesmo jornal, a "Really?", que sai à terça-feira na secção Science Times. Quem quiser pode pôr-lhe qualquer questão sobre saúde. Basta enviar um mail para sctimes@nytimes.com e esperar pela resposta. O próprio repórter faz um apelo aos leitores do seu livro para lhe enviarem "uma pergunta persistente sobre saúde que tem andado a incomodá-lo e que gostaria de ver respondida".