O Festival de Cinema de San Sebastián, que começa hoje em Espanha, conta na competição com filmes de André Silva Santos, Inês Nunes e Paula Tomás Marques.
A curta-metragem "A Solidão dos Lagartos", de Inês Nunes, vai competir na secção Nest, destinada a filmes de estudantes de cinema, e foi rodada em 2022 no Algarve, de onde é natural a realizadora.
"Num 'spa' rodeado de montanhas de sal, os visitantes desfrutam do calor, enquanto os salineiros, a poucos metros de distância, trabalham. As crianças correm longe dos adultos e uma mulher perde-se nas salinas. Ao cair da noite, o espaço transforma-se, impulsionado pelos desejos de quem por ali passa", refere a sinopse do filme que já esteve no Festival de Cannes deste ano.
Na principal secção competitiva do festival basco, Zabaltegi-Tabakalera, está a curta-metragem "Sol Menor", de André Silva Santos, que conquistou o prémio de Melhor Filme Português no Curtas de Vila do Conde deste ano.
"Sol Menor" é uma primeira obra de ficção de André Silva Santos e segue um professor de música que reparte os dias entre as aulas de flauta e o luto pela morte da mulher e que enfrenta um dilema após uma visita do irmão.
Nesta mesma secção figura igualmente a longa-metragem "Duas vezes João Liberada", de Paula Tomás Marques, que fez a sua estreia mundial no festival de Berlim e já passou desde então por espaços como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
A coprodução portuguesa "Una Película de Miedo", do brasileiro Sergio Oksman, vai abrir esta secção competitiva, onde se apresentam também, entre outros, "Franz", de Agnieszka Holland, "Two Pianos", de Arnaud Desplechin, e "Le Cris des Gardes", de Claire Denis.
No programa "Made in Spain", uma das secções não-competitivas, vão passar duas coproduções luso-espanholas: "Uma Quinta Portuguesa", de Avelina Prat e interpretada por Maria de Medeiros, que estará em San Sebastian, e "San Simón", de Miguel Ángel Delgado.
Depois de Veneza e Toronto, o filme "Aniki-Bobó" (1932), primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, também vai ser mostrada em San Sebastián, com uma nova cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa.
A 73.ª edição do Festival de San Sebastián, na qual a atriz norte-americana Jennifer Lawrence receberá um prémio de carreira, termina no dia 27.
O júri é presidido pelo realizador espanhol J.A. Bayona e integra, entre os seus membros, a realizadora portuguesa Laura Carreira, que em 2024 foi premiada com a Concha de Prata de melhor realização pelo filme "On Falling".
No início de setembro, a direção do festival condenou publicamente o "genocídio e os massacres inimagináveis" de Israel contra o povo palestiniano, condenando o governo israelita de Benjamin Netanyahu e o ataque do grupo islamita palestiniano Hamas, a 07 de outubro de 2023.