“O nosso grão coze melhor, deixa ali uma nata na água da cozedura e o sabor em si, é o gosto e cada um, é uma questão de paladar”, descreve José Azóia, 35 anos, que regressou ao Ribatejo natal depois de ter trabalhado um pouco por todo o mundo. Abraçou o negócio da família e fez renascer o grão de bico Casal Vouga, registado no Catálogo Nacional de Variedades em 2020 e já premiado. O trabalho desenvolvido valeu-lhe o Prémio Nacional de Agricultura, na categoria Jovens Agricultores.
Atrair os jovens agricultores e facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais e promover o emprego, o crescimento, a igualdade de género, a inclusão social e o desenvolvimento local nas zonas rurais, nomeadamente a bioeconomia e a silvicultura sustentável e facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais é um dos objetivos da Política Agrícola Comum.
Habituado a trabalhar com ingredientes locais e de pequenos produtores, Rodrigo Castelo gaba-lhe a versatilidade, já que tanto utiliza esta variedade de grão de bico em saladas frias como em pratos do menu de degustação, com destaque para a receita que o junta a predador siluro, com mão de vaca e uma emulsão do próprio peixe.
Sendo “o primeiro grão certificado ribatejano”, detalha o chef, “aporta muito valor à nossa região. Não é só por ser certificado, é que ele é mesmo bom, é um grão com uma dimensão mais pequena mas bastante saboroso e que dá caldos tremendos, eu costumo usá-lo em variadíssimos caldos”. O Casal Vouga “liberta aquela goma que o grão dá e aquele sabor característico que a mim encanta-me”, elogia o chef ribatejano do restaurante Ò Balcão, onde homenageia a região, particularmente no menu “Ribatejo Gastronómico”. “São muitas horas passadas com as pessoas, com as gentes do Ribatejo, com os costumes que nós temos e com o não deixar passar vão aquilo que tem tendência a perder-se”, assinala.
O restaurante pauta-se ainda por um posicionamento “km zero” e desperdício zero.
O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, estreia sábado, dia 22 de outubro de 2022 (11h35), com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.
“Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.