Desde o princípio dos tempos que montanha e vale servem de pasto às ovelhas bordaleiras. Da tradição pastorícia que aqui remonta ao princípio dos tempos, ao cardo que serve de coalho, o Queijo Serra da Estrela DOP é um dos emblemas gastronómicos do país.
A certificação DOP (Denominação de Origem Protegida), garante a manutenção da qualidade do Queijo Serra da Estrela. Produzido entre novembro e maio, utiliza apenas três ingredientes: leite cru de ovelha da serra da Estrela, sal e flor de cardo.
“Aquece-se um bocadinho o leite, mete-se o sal, a flor de cardo, fermento natural, para coalhar o leite, espera-se uma hora e depois desse processo está pronto para se começar a fabricar o queijo, explica Natália Lopes, produtora que integra o projeto Queijeiras criado pela Rede de Aldeias de Montanha. ”Quanto mais curadinho está mais o paladar e o sabor do queijo fica melhor". Para o sabor intenso também contribui a cura: “inicialmente o queijo é fresco, depois azeda e à medida que vai curando deixa de ficar azedo para ficar então o bom queijo que temos”, detalha.
Reforçar o tecido socioeconómico das zonas rurais e contribuir para a proteção da biodiversidade, melhorar os serviços ligados aos ecossistemas e preservar os habitats e as paisagens são prioridades para o programa da PAC compreendido entre 2023 e 2027.
O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, estreia sábado, dia 8 de outubro de 2022 (11h35) com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!