A vida de saltos altos

Férias: sozinhas... longe de casa

Solange Cosme (sapato nº39) (www.expresso.pt)

Há cada vez mais mulheres que optam por ir de férias ou viajar sozinhas, e as razões que as movem são as mais variadas. Por que não viver esta aventura?

"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades/ muda-se o ser, muda-se a confiança."

Que tal recordar as rimas de Camões a propósito da leitura de dados estatísticos da população feminina norte-americana que faz viagens de lazer sem qualquer companhia? Não tenho dados de Portugal ou de outro país, o que seria interessante analisar, mas, olhando para os disponíveis - da década de 70, em que apenas 1% da população feminina o fazia, e outros recentes, em que mais de 50% viaja sozinha -, não se pode deixar de perceber nos números um sinal de que a autonomia das mulheres veio para ficar.

Os motivos que levam uma mulher a decidir fazer férias sozinha são variados, mas parece que cada vez mais determinantes: porque não tem companhia disponível, porque precisa de quebrar rotinas de exigência crescente ou simplesmente porque quer testar os seus próprios limites.

Confesso que nunca tinha pensado nisso, mas agora que me confronto com esta realidade, pergunto-me: e por que não?

Segurança acima de tudo

- Como na preparação de qualquer viagem convém começar logo pela escolha do destino: são de evitar países que veiculam a desigualdade baseada no sexo ou que atravessam situações de conflito militar, político ou social. Mais vale não arriscar, porque afinal o que se procura é diversão e não problemas.

Deixe o roteiro da viagem com familiares ou amigos e o contacto dos locais onde programa instalar-se. Lá porque vai sozinha não precisa de desaparecer no mundo!

- Em circunstância alguma deixe entusiasmar-se pelo risco: aventura sim, mas ponderadamente! Durma em sítios seguros, percorra roteiros definidos, traga pouco dinheiro consigo e vista-se de forma casual e descontraída. Ter à mão os contactos da polícia local também não é má ideia.

- Contacte regularmente amigos ou familiares para dizer que está bem. Não custa nada.

- Descontraia-se, divirta-se e leve a máquina fotográfica! Vai querer recordar esta aventura e talvez partilhá-la mais tarde.

Para a ajudar a ter ideias magníficas para as suas férias, aqui ficam alguns sites onde poderá encontrar informação, programas e dicas:

Sites com informações e programas para mulheres que viajam sozinhas

Para a ajudar a ter ideias magníficas para as suas férias, aqui ficam alguns sites onde poderá encontrar informação, programas e outras dicas:

www.women-on-the-road.com

www.slow-travel-for-women.com

www.madamevoyage.com

www.journeywoman.com

 

Hotéis só para mulheres

Sim, é verdade! Não se trata de hotéis que promovem a discriminação (nem positiva , nem negativa) mas sim de serviços adequados a necessidades diferentes.

Nova Iorque - o Premier Hotel tem um andar esclusivo para mulheres. Tudo é feito a pensar em nós: decoração, roupões, potentes secadores de cabelo e ferros de alisar, espelhos para maquilhagem e muitos outros mimos!

Espanha - A cadeia NH Hotels criou os "women style rooms". Revistas femininas, secadores de cabelo, cremes, fruta fresca, menus light são algumas das diferenças que poderá encontrar nestes quartos adaptados a si.

Berlim - o Artemisia foi o primeiro hotel europeu exclusivo para mulheres. Aqui os homens não podem reservar quarto. Frequentado habitualmente por mulheres, tanto em viagem de lazer como de negócios, é um local onde pode encontrar muitas mordomias adaptadas a si a um preço bastante convidativo. Descubra-o numa próxima viagem a Berlim!

Zurique - O Lady's First Design Hotel é também um excelente sítio para descontrair sozinha: áreas de relaxamento e tratamento, um completo SPA, solário, banheiras de hidromassagem... enfim, tratamento de rainha!

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser fã deste blogue. Clique para visitar.

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.