Em Off

Guru da hidroponia

Expresso

Guru da hidroponia

Wolfgang Kemper, da Filkemp, líder mundial no sector das linhas de pesca, viveu toda a vida profissional no universo químico do gigante alemão Hoescht, mas a sua grande paixão é a agricultura. Aos 83 anos admite que a solução para o êxito do sector primário português está ao alcance de todos. A solução, diz, está na "hidroponia", que é o cultivo de plantas sem solo, apenas com líquidos nutrientes. Assim, que culturas terão bons resultados? "Façam como um amigo meu que cultiva frutos silvestres, amoras e morangos apenas em um hectare e está feliz da vida", diz. O segredo deste mercado é verdadeiramente milionário. "Só a Alemanha importa €70 mil milhões anuais em produtos agrícolas e Portugal apenas pesa 0,2% nessas compras", remata. Querem melhor?

Exageros

Na última edição, o Em Off referiu um convite para a inauguração do data center da PT na Covilhã. Além de o convite invocar o nome de Zeinal Bava - já nas vestes de presidente da PT Portugal, após ter assumido também a liderança da brasileira Oi -, havia ainda a curiosidade de ter sido enviado a mais de 100 dias do evento. Mas garantem fontes bem informadas que a prática não é virgem: já antes a PT convidara jornalistas e analistas para eventos com este tipo de antecedência. O Em Off lamenta ter tido capacidade de bater a PT em excesso de zelo.

Cervejas em guerra

A recente campanha da Central de Cervejas sobre a ligação da Sagres à portugalidade parece ter acicatado os ânimos na Unicer. Circulou nas redes sociais um vídeo de autoria desconhecida - mas de produção profissional - a recordar que a Sagres é detida por holandeses e que a cerveja verdadeiramente portuguesa é a Super Bock, que, segundo o vídeo, até contribui mais para as exportações. Chega o verão, aquece a temperatura, e a cerveja entra em campo. Haverá novos capítulos?