Exclusivo

Justiça

A mulher acusada de ofensas racistas a filhos de atores brasileiros é julgada em Almada

Adélia Barros é acusada pelo Ministério Público de injúrias agravadas por ter chamado “pretos imundos” aos dois filhos pequenos de um casal de atores brasileiros. O julgamento começa esta quinta-feira no Tribunal de Almada. A suspeita é portuguesa e arrisca mais de dois anos de prisão. No Brasil, uma outra mulher foi condenada a oito anos de cadeia por insultos racistas às mesmas crianças.

intagram Giovanna Ewbank

Adélia Barros estava “visivelmente embriagada” e terá, segundo a acusação do Ministério Público, chamado “pretos imundos” aos dois filhos pequenos de um casal de atores brasileiros, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Um grupo de turistas angolanos que estava no mesmo restaurante numa praia da costa de Caparica, também foi alvo de insultos racistas, como "vão para África".

O caso ocorreu a 30 de julho de 2022 e terá esta quinta feira um novo desenvolvimento. A mulher, portuguesa, começa a ser julgada no Tribunal de Almada pelo crime de injúrias agravadas e difamação.. O MP entendeu que não estavam reunidas condições para a acusar de crimes relacionados com racismo. Mesmo que seja condenada, a lei permite suspender a execução da pena nos casos em que é inferior a cinco anos de prisão.